v. 21 n. 1 (2021): Dossiê "Música em quarentena" (parte II); Dossiê "Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical - 10 Anos"

					Visualizar v. 21 n. 1 (2021): Dossiê "Música em quarentena" (parte II); Dossiê "Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical - 10 Anos"

O v. 21 n. 1 (julho 2021) da Revista Música apresenta a segunda parte do Dossiê "Música em quarentena", com relatos de pesquisadores sobre atividades musicais durante a pandemia de COVID-19; a coordenação coube às editoras convidadas, Profa. Dra. Magali Kleber (UEL), Profa. Dra. Luciane Cuervo (UFRGS), Profa. Dra. Sonia Ray (UFG) e Profa. Dra. Luciane Garbosa (UFSM).

Um segundo Dossiê celebra os 10 anos do Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical (EITAM), tendo como editora convidada a Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira (USP). Os textos foram avaliados e selecionados pela comissão organizadora do EITAM5, realizado em 2019 na UNICAMP, especialmente para este dossiê.

Além disso, esta edição também traz quatro artigos com temáticas livres, por pesquisadores de várias universidades brasileiras.

Este edição ganha conotação ainda mais emotiva por ser a despedida do Prof. Dr. Fabio Miguel, falecido precocemente em 3 de fevereiro de 2021. Atuando junto aos coros do Instituto de Artes da UNESP, Fabio Miguel deixa saudades por sua competência e humanidade, e um exemplo por sua trajetória, um dos raros docentes negros em instituições de ensino superior no Brasil. Esta edição é dedicada à sua memória.

Publicado: 2021-07-27

Edição completa

Editorial

  • Fábio Miguel (1973-2021)

    Márlon Souza Vieira
    xi-xii
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188884
  • Apresentação

    Paulo de Tarso Salles
    ix-x
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188871

Artigos

  • Máscaras ao rosto e tampões à boca: implicações na voz para a performance do professor que canta

    Márlon Souza Vieira, Fabio Miguel
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.180832
  • Aperfeiçoamento e Capacitação em Performance Musical: estratégias de trabalho na pandemia

    Ravi Shankar Viana Domingues, Luciana Noda
    17-36
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.186430
  • Os reflexos da pandemia COVID-19 na profissão Músico em Manaus-Amazonas: decreto estadual, trabalho, saúde e emocional

    Lucyanne de Melo Afonso
    37-54
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.180720
  • Construindo arranjos com tríades ao piano durante a pandemia: relato de interação musical informal via aplicativo de mensagens instantâneas a partir de uma perspectiva neurocientífica

    Marcelo Alves
    55-74
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.180590
  • Editorial: Dossiê Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical - 10 Anos

    Adriana Lopes Moreira
    77-78
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188824
  • Narrativa minimista en la obra de Coriún Aharonián: análisis de la obra Pequeña pieza para piano I, de Coriún Aharonián

    Luciana Orellana Lanús
    79-98
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188825
  • Tradição e inovação: uma análise musical da obra Mutationen VI de Claudio Santoro

    Ana Leticia Crozetta Zomer, Adriana Lopes da Cunha Moreira
    99-130
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188826
  • Soundscapes narrativos en el cine: tres bandas sonoras de Tōru Takemitsu (1962-1966)

    Andrés Duarte Loza
    131-204
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188829
  • Uma perspectiva de análise da obra Série de arco de Hermeto Pascoal

    Carlos dos Santos
    205-226
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188830
  • Interações entre escrita e instrumentalidade em Ladainha e Eclusas, para violão solo

    Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, Silvio Ferraz
    227-268
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188831
  • O potencial simbiótico da análise schenkeriana na performance e análise musical do Praeambulum da Partita n. 5 para teclas, de J. S. Bach

    Renata Coutinho de Barros Correia , Jéssica Evelyn Papi Silva
    269-304
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188840
  • A retórica da pronunciação na performance instrumental: modelos suplementares para a articulação musical

    William Teixeira
    305-324
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188843
  • Dissonância micrométrica como possibilidade analítica da música dos séculos XX e XXI

    Leandro Gumboski
    325-342
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188844
  • Análise do 4º Movimento de Musica Ricercata de György Ligeti baseada em Teoria da Informação e Particionamento Numérico

    Adolfo Maia Jr., Igor Leão Maia
    343-368
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188845
  • Análise de Atmosphères com recursos simbólicos e computacionais

    Ivan Simurra, Rodrigo Borges
    369-394
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188846
  • Aquecimentos para banda de música: estado da arte

    Frances Serpa, Raimundo Nonato Cordeiro, Francisco José Costa Holanda
    395-406
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.182326
  • Musicoterapia no atendimento domiciliar: avaliações para saúde e bem-estar de idosos

    Rafaela Santos Soares, Marina Horta Freire
    407-420
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.185765
  • O Choro no interior de São Paulo: a evolução e importância do Choro Avareense (1951-1990)

    Caio Vinícius Zévola Orru
    421-442
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.182857
  • Estudo de revisão da utilização das Escalas Nordoff Robbins: “Relação Criança-Terapeuta na Experiência Musical Coativa” e “Musicabilidade: Formas de Atividade, Estágios e Qualidades de Engajamento”

    Aline Moreira Brandão André, Cristiano Mauro Assis Gomes, Cybelle Maria Veiga Loureiro
    443-466
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.173943