Editorial: Dossiê Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical - 10 Anos

Autores

  • Adriana Lopes Moreira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Música

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188824

Resumo

Ao longo de dez anos (2009-2019), os Encontros Internacionais de Teoria e Análise Musical, EITAM, têm publicado artigos cujos enfoques se estendem da análise de obras historicamente orientadas à música atual. Marcando sua quinta edição, a Comissão Organizadora propôs que dez trabalhos com potencial de expansão fossem desdobrados por seus autores, de forma que aspectos expostos no congresso fossem aprofundados. Este número da Revista Música traz os dez artigos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Lopes Moreira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Música

    Livre-docente, é Professora Doutora Associada no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2004-) e no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP (2010-). É coordenadora da Graduação do CMU (2017-21) e membro da Comissão de Coordenação do Curso (CoC) de Graduação do CMU (2009-10, 2015-); vice-coordenadora da Comissão de Pós-Graduação em Música (PPGMUS-ECA-USP, 2013-2017, 2021-) e membro titular da Comissão de Coordenação do Programa (CCP, 2013-2017, 2021-); representantes titular dos Professores Associados junto ao Conselho do Departamento de Música (2021-) e à Congregação da ECA-USP (2021-); coordenadora do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical, voltado à aplicação de conceitos teóricos emergentes para a prática analítica de obras musicais (ECA e CNPq, 2015-); fundadora e co-coordenadora do Laboratório PAM de Percepção, História, Estética e Análise Musical (CMU, 2008-); co-coordenadora dos Encontros Internacionais de Teoria e Analise Musical, EITAM (2009, 2011, 2013, 2017, 2019); membro da diretoria da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística, na qualidade de integrante do Conselho Fiscal (2021-); membro dos Conselhos Editoriais dos periódicos científicos OPUS, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM (2015-) e ORFEU (UDESC, 2015-20); membro da Comissão Editorial do Art Research Journal, ARJ (2012-) e da Revista Música (USP, 2015-); colaboradora externa do Caravelas, Núcleo de Estudos da Historia da Música Luso-Brasileira, FCSH-UNL, Portugal (2012-). Anteriormente, foi: editora-chefe de publicações da ANPPOM (2011-15), que englobam Revista OPUS (Qualis-CAPES A1), série Pesquisa em Música no Brasil e coordenação científica dos congressos anuais; co-proponente da Série Didático-Musical (EDUSP e Ed. UNICAMP) e tradutora dos títulos "Percepção musical: prática auditiva para músicos" (Benward; Kolosick, 2009) e "Percepção musical: leitura cantada à primeira vista" (Carr; Benward, 2011); da Comissão de Elaboração e Realização da Prova de Aptidão em Música do CMU-ECA-USP no Vestibular da FUVEST foi consultora (2011-13), presidente (2007-10) e vice-presidente (2005-06); membro suplente do Conselho Técnico Administrativo (CTA-ECA-USP, 2019-2021), coordenadora da Comissão de Pesquisa do CMU (2012-14), vice-coordenadora do PPGMUS e membro da Comissão de Coordenação do Programa, CCP (ECA-USP, 2013-2017), vice-chefe do Departamento de Música da ECA (2010-11) e vice-coordenadora da Comissão de Graduação do CMU (2005-10); representante titular dos Professores Doutores (2009-11, 2013-17) e representante suplente dos Professores Mestres junto ao Conselho Departamental do CMU (2005-07); membro representante da ANPPOM junto ao Comitê Brasileiro de Informação e Documentação, ABNT/CE-14 (2011-12), membro da Comissão da Biblioteca da ECA (2012-13), coordenadora de Comunicação do CMU (2006-08); membro representante do CMU junto à Comissão de Elaboração do Projeto Acadêmico da ECA-USP (2018) e ao Grupo de Trabalho Edições da ECA (2005). Possui Doutorado em Música/ Análise Musical (UNICAMP, 2008); Mestrado em Artes-Música/ Fundamentos Teóricos (UNICAMP, 2002) e Graduação em Música/ Instrumento Piano (UNICAMP, 1993). A ênfase de seu trabalho está voltada a estudos sobre Teoria, Análise e Percepção Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Música dos Séculos XX e XXI; Almeida Prado; Olivier Messiaen; Piano.

Downloads

Publicado

2021-07-27

Como Citar

Editorial: Dossiê Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical - 10 Anos. (2021). Revista Música, 21(1), 77-78. https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188824