Interações entre escrita e instrumentalidade em Ladainha e Eclusas, para violão solo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188831

Palavras-chave:

Violão, Técnica estendida, Colaboração criativa, Gesto musical

Resumo

Este artigo tem como tema as estratégias de construção de performance de duas peças para violão solo, Eclusas e Ladainha, traçando um amplo diálogo com os violonistas e pesquisadores Daniel Murray e Stanley Levi, que não apenas estrearam cada qual uma das duas obras, como também deixaram registrados em trabalhos acadêmicos seu modo de construção de performances. Propomos assim uma leitura dessas duas composições a partir dos paradigmas sonoros que permeiam essas obras, do conhecimento do universo de referências do compositor (Silvio Ferraz) e do universo de performance do violão da segunda metade do séc. XX herdado pela violonista (Ledice Fernandes Weiss). Observamos a importância da composição e reconstrução do gesto nas duas pontas do processo de colaboração compositor-interprete. Nossos principais referenciais são as noções de técnica estendida e aquela do aspecto tripartite da música no gesto, textura e figura, tal qual proposto por diversos compositores, como B. Ferneyhough, H. Lachenmann, Luciano Berio e resgatada pelo compositor.

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Biografia do Autor

  • Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, Universidade de São Paulo

    Ledice Fernandes de Oliveira Weiss é pesquisadora, coordenadora de Simpósio (ANPPOM, 2018-2019), violonista e professora (AMD-CCMP, França). Possui pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), doutorado em Musicologia pela Université de Bourgogne, dois Mestrados (um pela Université de Lyon e outro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro), Bacharelado em Artes cênicas (USP) e diplomas artísticos (Hochschule für Musik Nürnberg-Augsburg e CNR Strasbourg), tendo estudado com Pablo Marquez e Paul Galbraith.

  • Silvio Ferraz, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Música

    Silvio Ferraz Mello Filho é professor Titular do Curso de Composição da USP e pesquisador Fapesp e CNPq (bolsista Produtividade PQ1B). Entre 2002 e 2013 foi professor do departamento de música da UNICAMP. Estudou composição com Willy Correa de Oliveira, Oliver Toni e Gilberto Mendes, na Universidade de São Paulo. Posteriormente, participou nos seminários de composição de Brian Ferneyhough, Gerard Grisey e Jonathan Harvey. É doutor em Comunicação e Semiótica, Livre Docente pela Universidade de Campinas, autor de Música e Repetição: aspectos da questão da diferença na música contemporânea (SP: Educ/ Fapesp, 1997), Livro das Sonoridades (Rio: 7 letras, 2004) e organizador de Notas-AtosGestos (Rio: 7 letras, 2007).

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

Interações entre escrita e instrumentalidade em Ladainha e Eclusas, para violão solo. (2021). Revista Música, 21(1), 227-268. https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188831