A HARPA DE PEDAIS, SEU PROVÁVEL PRIMEIRO REPERTÓRIO E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE MADAME DE GENLIS
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151087Palavras-chave:
Harpa de pedais, Século XVIII, repertório, prelúdios, Madame de GenlisResumo
Esse artigo discorre a respeito da harpa de pedais e daquele que, possivelmente, teria sido seu repertório ao longo das primeiras décadas do século XVIII, período anterior à primeira publicação conhecida de composições originalmente escritas para o instrumento. Pensando a respeito da música que poderia ter sido executada por intérpretes do instrumento no citado período, o texto foca-se na prática improvisatória dos prelúdios e também na apropriação, por parte dos harpistas, do repertório originalmente destinado a outros instrumentos, como o cravo ou o pianoforte. Nesse contexto, o artigo trata também da figura de Madame de Genlis (1746-1830), importante harpista do século XVIII, bem como de algumas de suas opiniões sobre a técnica e as possibilidades da harpa de pedais utilizada na época.
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