Música e interculturalidade: um estudo das relações entre a obra de Vilém Flusser e sua recepção

Autores

  • Marta Castello Branco Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.196008

Palavras-chave:

Vilém Flusser, Música, Interculturalidade, Cooperação científica

Resumo

A obra de Vilém Flusser sobre música, escrita em português e alemão, fomenta uma abordagem não apenas bilíngue, mas antes intercultural acerca de seus temas e possíveis inter-relações. Em grande medida, a interculturalidade relativa às fontes primárias corresponde às estratégias de recepção incentivadas por seu arquivo sediado na Universidade das Artes em Berlim, que analisamos neste estudo de caso da obra sobre música e de suas particularidades. Analisamos a recepção de Flusser, seu contexto e o caráter da cooperação científica, que molda diretamente ferramentas e estratégias de investigação. Em nossa conclusão, apresentamos a importância da consideração de casos específicos de cooperação científica para a definição de possíveis ferramentas epistemológicas, especialmente em relação à música, assim como a observação detida de sua coerência com os objetos de estudo em questão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marta Castello Branco, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Música – Universität der Künste Berlin (2014). Desde 2014 é professora da Escola de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: interpretação musical (flauta transversal) e relações entre música, cultura e sociedade.

Referências

APPADURAI, Arjun. The Risks of Dialogue. São Paulo: Mecila Working Paper Series, No. 5, 2018.

CASTELLO BRANCO, Marta. Vilém Flusser, Jair Rodirgues e a Música como Metáfora. Anais do SEFIM, v. 3, n.3, 2017a, 255–270.

CASTELLO BRANCO, Marta. O Instrumento Musical como Aparato. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2015.

CASTELLO BRANCO, Marta. Apresentação. Na Música. Vilém Flusser. São Paulo: Annablume, 2017b, 9–30.

CHRISTENSEN, Thomas. Music Theory, Cultural Transfer, and Colonial Hybridity. Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie 15, no. 2, 2018, 15–21.

DE WIT, Hans; HUNTER, Fiona; HOWARD, Laura; EGRON-POLAK, Eva. Internationalisation of higher education. Documento solicitado pela Comissão de Cultura e Educação do Parlamento Europeu. Bruxelas: União Europeia, 2015.

FLUSSER, Vilém. Gesten. Versuch einer Phänomenologie. Düsseldorf und Bensheim: Bollmann, 1991.

FLUSSER, Vilém. Língua e Realidade. São Paulo: Annablume, 2007.

FLUSSER, Vilém. Da Flauta de Pã. Suplemento Literário OESP 8 (370): 3, São Paulo 22 fev. 1964.

FLUSSER, Vilém. Dois dos Limites da Língua. Suplemento Literário OESP 6, São Paulo, 06 jan. 1962, n. 263, p. 2, 1962.

FLUSSER, Vilém. Na Música. Vilém Flusser. São Paulo: Annablume, 2017.

FLUSSER, Vilém. Na Música. São Paulo: IBF Instituto Brasileiro de Filosofia. Fonte não publicada. Berlim: Vilém Flusser Archiv, 1662 2-IPEA-15, 1965a.

FLUSSER, Vilém. Na Música Moderna. São Paulo: IBF Instituto Brasileiro de Filosofia. Fonte não publicada. Berlim: Vilém Flusser Archiv, 1663 2-IPEA-16, 1965b.

FLUSSER, Vilém. No Universo das Imagens Técnicas. São Paulo: Annablume, 2008.

GOH, Annie. Zeichen, System und Symptom. Zur (spekulativen) Semiotik der Klänge bei Vilém Flusser. Zeitschri für Semiotik 34, 1-2, 2012, 125-143.

GOH, Annie; CASTELLO BRANCO, Marta; NOVAES, Rodrigo Maltez. Music and Sound in Vilém Flussers Work. Flusser Studies 17, 2014, http:// http://www.flusserstudies.net/archive/flusser-studies-17-double-issue (Acesso em 24/02/2022).

GONÇALVES, Gustavo; TUGNY, Rosângela Pereira de. Universidade Popular e Encontro de Saberes. Salvador: EdUFBa, 2020.

GULDIN, Rainer. Philosophieren zwischen den Sprachen. Vilém Flussers Werk. Wilhelm Fink: Munich, 2005.

HUDZIK, John K. Comprehensive internationalization: From Concept to Action. Washington, DC: NAFSA, The Association of International Educators, 2011.

HUDZIK, John K. Comprehensive internationalization: from rhetoric and concept to reality. Comprehensive internationalization: institutional pathways to success. Abingdon, UK: Routledge, 2015, 58-75.

KNIGHT, Jane. Updating the definition of internationalization. International Higher Edu- cation, Boston College, v. 33, 2003, 2-3.

LAUS, Sonia Pereira Laus. A internacionalização da Educação Superior: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina. 2012. 331 f. Tese (Doutorado em Administração) Núcleo de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

MAILLARD, Nicolas. O gestor de relações acadêmicas internacionais no Brasil: práticas, papéis e desafios. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2019.

MIGNOLO, Walter. Local Histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges, and Border Thinking. Princeton: Princeton University Press, 2000.

MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do. Internacionalização da Educação Superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, abr. 2017.

MUELLER, Cristiana Verônica. O processo de internacionalização do Ensino Superior: um estudo de caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

RÜSEN, Jörn. Culture: universalism, relativism or what else? Does Culture make difference? Calcutta: Seagull Books, 2008, 12-19.

SCHMIDT, Dörte. A Música na Obra de Vilém Flusser ou: a formação de uma teoria sob as condições do exílio e a insistência nas aquisições do iluminismo além da hegemonia cultural. Na Música. Vilém Flusser. São Paulo: Annablume, 2017, 175-184.

SCHMIDT, Dörte. Kulturelle Räume und ästhetische Universalität. Musik und Musiker im Exil. Exilforschung. Ein internationales Jahrbuch 26. München: Edition Text + Kritik, 2008.

UNESCO. Declaração final da Conferência Regional sobre o Ensino Superior (CRES). Unesco, 2018. Disponível em: https://portal.conif.org.br/images/DECLARA%C3%87%C3%83O-CRES-2018-EM-PORTUGU%C3%8AS.pdf (Acesso em 28/01/2022).

ZIELINSKI, Siegfried; WEIBEL, Peter; IRRGANG, Daniel. Flusseriana. An Intellectual Toolbox. Karlsruhe: 2015, 102 f.

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

Música e interculturalidade: um estudo das relações entre a obra de Vilém Flusser e sua recepção. (2022). Revista Música, 22(1), 143-160. https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.196008