Os Balés Russos como estímulo para o balé Uirapuru(1917) de Villa-Lobos e Volúsia

Autores

  • Jorge Luiz Schroeder Universidade Estadual de Campinas
  • Tatiana Avanço Ribeiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.198452

Palavras-chave:

Modernismo, Villa-Lobos, História do balé no Brasil, Coreomusicologia, Paradigma indiciário

Resumo

Por meio de uma perspectiva coreomusical e do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, esse artigo analisa algumas influências do movimento modernista e da companhia dos Balés Russos de Sergei Diaghilev no balé Uirapuru (1917), composto por Heitor Villa-Lobos e protagonizado pela bailarina Eros Volúsia. Argumenta-se que os Balés Russos tenham sido uma referência de modernismo comum a ambos os artistas, influenciando Villa-Lobos a compor música para balé e proporcionando a consolidação de uma prática de dança cênica no Brasil. Embora alguns autores defendam que Villa-Lobos teria, na verdade, composto Uirapuru entre as décadas de 1920 e 1930 e, posteriormente, adulterado a data de composição para 1917, os indícios do campo da dança apontam para a concepção de Uirapuru como balé no ano de 1917. A estreia em forma de balé, no entanto, teria sido apenas em 1943, quando já existiam artistas de dança legitimamente brasileiros para performá-lo, como a bailarina Eros Volúsia.

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Biografia do Autor

  • Jorge Luiz Schroeder, Universidade Estadual de Campinas

    Bacharel em música - modalidade composição - (1987), Mestre em Educação (2000) e Doutor em Educação (2006) todos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente é professor pleno do Programa de Pós-Graduação em Música, no Instituto de Artes da Unicamp; Profissional de Pesquisa na área de apoio ao ensino, pesquisa e extensão no Instituto de Artes da Unicamp; coordenador do grupo de pesquisa Musilinc (Música, Linguagem e Cultura) e pesquisador do Laborarte (Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação) da Faculdade de Educação, na Unicamp. Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, na educação musical e nos estudos da música popular. Vem atuando principalmente em pesquisas sobre os processos de atribuição de sentidos e apropriação musical de crianças e não musicistas.

  • Tatiana Avanço Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

    Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: música contemporânea, dança moderna e colaborativismo. Desenvolve pesquisa em relações entre música e dança, tendo inicialmente investigado as colaborações entre os artistas John Cage e Merce Cunningham. Atualmente desenvolve pesquisa de mestrado a respeito dos diferentes conceitos de tempo existentes entre músicos e bailarinos, bem como suas implicações em contextos de criação colaborativa.

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Publicado

2022-08-04

Como Citar

Os Balés Russos como estímulo para o balé Uirapuru(1917) de Villa-Lobos e Volúsia. (2022). Revista Música, 22(1), 89-106. https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.198452