Intertextualidade na forma musical em três obras de Tatiana Catanzaro

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DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v22i2.203269

Palavras-chave:

Forma Musical, Intertextualidade, Música Contemporânea, Composição Musical, Análise Musical, Tatiana Catanzaro

Resumo

O artigo pretende discutir o modo como a compositora brasileira Tatiana Catanzaro pensa a questão da forma por meio da análise de três de suas obras. O interesse do trabalho é entender como o problema da forma se apresenta no processo criativo da compositora. Para esse objetivo, foi realizada entrevista com Catanzaro, aliado a pesquisa bibliográfica e análise de suas obras. Conceitos como intertextualidade e transdução aparecem como possibilidades interpretativas que permitem tanto esboçar uma ideia da microforma, elemento mais fundamental para Catanzaro, quanto da macroforma. Nas três obras aqui analisadas - A Dream within a Dream,  Ijahereni, Andma shajarat al-Hayah tanmow fi al-Sahra Yahi – é comum o uso da intertextualidade como ponto de partida para criação das peças. É possível afirmar que a forma no processo criativo de Catanzaro se realiza como forma em processo, resultante da exploração do material sonoro inicial. 

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Biografia do Autor

  • Jorge Luiz de Lima Santos, MRE/Itamaraty

    Compositor e violonista. Doutorando em Composição na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bacharel em Violão pela UNIRIO, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor substituto da Escola de Música da UFRJ (2013 e 2014). Entre suas publicações constam: Considerações sobre a Sala de Concerto na Atualidade (Revista Música Hodie V.13); Sistema-Gr e Parsemat no planejamento e criação de Ciclo Hápticos para Quinteto de Sopros (DEBATES | UNIRIO, n. 15/2015); Ciclo Hapticos para Quinteto de Sopros  (Revista Vortex, Curitiba, v.4, 2016), entre outras. Em 2014, junto com mais dois compositores, estreou o “Projeto Baixo Clero: Compositores” que visa promover concertos com obras originais dos integrantes e de compositores convidados. Foi idealizador e curador da Série Prismas Musicais (2010-2013) dedicada à promoção de jovens talentos da música clássica e formação de plateia.

    Para mais jorgelsantos.com

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Intertextualidade na forma musical em três obras de Tatiana Catanzaro. (2022). Revista Música, 22(2), 139-154. https://doi.org/10.11606/rm.v22i2.203269