Máscaras ao rosto e tampões à boca: implicações na voz para a performance do professor que canta

Autores

  • Márlon Souza Vieira Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes
  • Fabio Miguel Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.180832

Palavras-chave:

Voz, Performance, Prática docente, Pandemia, Educação Musical

Resumo

Neste trabalho, propõe-se discutir as interferências causadas à voz do professor, nesse momento de pandemia e isolamento social, em que instituições educativas têm buscado soluções para essa nova realidade.  Neste cenário, considera-se que a performance do professor tem sido afetada e que os processos pedagógicos, que tem a voz como elemento comunicativo fundamental, encontram-se prejudicados em seus objetivos. De igual modo, avalia-se ser fundamental conhecer as estruturas e os aspectos formativos da voz: elementos que geram a ação performática do “professor que canta”. Portanto, busca-se refletir como a voz é importante para o educador e, igualmente, ao olhar o prejuízo imposto à capacidade performática nessa atualidade, conscientizar-se a respeito de como deverá se comportar, quando for estabelecido a normalidade.

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Biografia do Autor

  • Fabio Miguel, Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes

    Cantor, Professor de Canto e Regente Coral. Graduado e Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formado, em nível técnico, em Piano pela Fundação das Artes em São Caetano do Sul, com Ulisses de Castro. Estudou canto com Maria Cecília de Oliveira e repertório com Vânia Pajares. Bacharel em Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no Instituto de Artes de São Paulo. Mestre em Música pela mesma universidade. Doutor em Música, também, pela UNESP. Lecionou na Universidade Cruzeiro do Sul no bacharelado em Canto de agosto de 2004 a junho de 2009, nas disciplinas: Canto, Fisiologia da Voz e Dicção; Pedagogia Vocal. Lecionou, em 2008-2009, na Fundação das Artes em São Caetano do Sul. Professor no Instituto de Artes da UNESP, nas disciplinas relacionadas à voz e canto coral para o Bacharelado em Instrumento, Composição, Regência e Licenciatura em Educação Musical. Possui experiência na área de Canto e Canto Coral, atua como cantor, preparador vocal e regente coral e, na área de Ecologia Acústica, pesquisa acerca dos significados da voz em diferentes ambientes sonoros. Pesquisa, ainda, acerca da Expressão Vocal em diferentes contextos. Coordenador do GEPPEVOZIA (Grupo de Prática, Pesquisa e Estudo em Voz do Instituto de Artes da UNESP). Falecido em 3 de fevereiro de 2021.

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

Máscaras ao rosto e tampões à boca: implicações na voz para a performance do professor que canta. (2021). Revista Música, 21(1), 1-16. https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.180832