O potencial simbiótico da análise schenkeriana na performance e análise musical do Praeambulum da Partita n. 5 para teclas, de J. S. Bach

Autores

  • Renata Coutinho de Barros Correia Universidade de São Paulo
  • Jéssica Evelyn Papi Silva Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188840

Palavras-chave:

Relação análise-performance, Desafios em performance, Abordagem schenkeriana, Análise da performance

Resumo

O artigo trata sobre o potencial da ferramenta de análise schenkeriana na abordagem de questões performáticas. Ilustra o papel desta proposta na produção de metáforas expressivas (projeção sonora e modelagem afetiva), bem como demonstra a possibilidade de contribuição mútua ou “processo simbiótico” entre a análise e a performance musical. Tem como objeto o Praeambulum da Partita n. 5, de J. S. Bach, selecionado em função de seus desafios interpretativos. A análise de vozes condutoras é considerada num contexto analítico abrangente, sendo complementada pela observação de eventos métricos e a análise de elementos expressivos advindos de gravações (dinâmica, articulação e agógica), que é apoiada no emprego do software Sonic Visualiser. Os resultados mostram como noções advindas da teoria analítica de Schenker tendem a contribuir ao embasamento de decisões de realização por parte do performer, bem como enriquecer o seu processo interpretativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Coutinho de Barros Correia , Universidade de São Paulo

    Renata Coutinho de Barros Correia é doutora em Musicologia (Área de concentração: Teoria e Análise Musical) e Mestre em Artes (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Sob a supervisão dos Profs. Drs. Adriana Lopes da Cunha Moreira (USP/ECA) e Jeffrey Swinkin (Universidade de Oklahoma/ Norman) desenvolveu a tese intitulada Análise e Performance Musical: perspectivas de pesquisa, influências mútuas e abordagem crítica, que versa sobre o desenvolvimento do domínio de estudos da Análise e Performance Musical, apresentando estudo baseado na interlocução entre performer e teórico schenkeriano. Tem colaborado com publicações em eventos científicos com temas relacionados à Análise Musical, produção acadêmica em Performance Musical/ Práticas Interpretativas e estudos em Análise e Performance Musical. Tem se dedicado à apresentação de palestras, atividade docente e atuação como pianista colaboradora. É integrante do grupo de pesquisa TRAMA (Teoria e Análise Musical), que conta com a colaboração de pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo.

  • Jéssica Evelyn Papi Silva, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes

    Jéssica Evelyn Papi Silva é Mestre em Música (Área de concentração: Música – Processos, Práticas e Teorizações em Diálogos) pelo Instituto de Artes da UNESP e Bacharel em Regência Coral e Orquestral pela FIAMFAAM. Sob a supervisão da Profa. Dra. Graziela Bortz desenvolveu a dissertação intitulada Análise e Interpretação do IV Movimento da Sinfonia nº 1 em Dó menor, Op. 68, de Johannes Brahms, que propõe uma abordagem da relação entre análise e performance a partir do método analítico de Schenker. Desenvolveu intensa atividade como educadora musical e docente nas áreas de Regência, Performance e Análise Musical. Atualmente, mora nos EUA e inicia sua carreira internacional. Jessica é mestranda em Regência Orquestral pela Florida International University, onde foi premiada com uma bolsa de estudos.

Referências

ABBATE, Carolyn. Music – Drastic or Gnostic? Critical Inquiry, v. 30. n.3, p. 505-536, 2004. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/pdfplus/10.1086/421160. Acesso em 5 de maio 2020.

ARRAU, Claudio. The Final Sessions – Volume 4. Compositor: Johann Sebastian Bach. Piano: Claudio Arrau. Switzerland: Philips, 1991.

BACH, Johann Sebastian. Partitas 4-6. Teclado. Kassel: Bärenreiter, 1976 [1731]. Disponível em: https://imslp.hk/files/imglnks/euimg/b/b3/IMSLP83650-PMLP03276-Partitas_No._4-6_-_ B%C3%A4renreiter.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

BACH, Johann Sebastian. Tocatta em Ré menor (BWV913). Teclado. Leipzig: Breitkopf und Härtel, 1890 [1708]. Disponível em: https://ks.imslp.info/files/imglnks/usimg/7/7f/IMSLP0320 3-Bach_-_BGA_-_BWV_913.pdf. Acesso em 15 out. 2019.

BADURA-SKODA, Paul. Dynamics. In: BADURA-SKODA, Paul. Interpreting Bach at the Keyboard. Oxford: Oxford University Press, 2002. p. 130-143.

BENT, Ian D.; POPLE, Anthony. Analysis. In: SADIE, Stanley (Ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians, v. 1. London: Macmillan, 2001. p. 526-589.

BERRY, Wallace. Musical Structure and Performance. New Haven: Yale University Press, 1989.

BODKY, Erwin. Dynamic Problems. In: BODKY, Erwin. The Interpretation of Bach’s Keyboard Works. London: Oxford University Press, 1960. p. 89-99.

BOWEN, José Antônio. Tempo, Duration, and Flexibility: Techniques in the Analysis of Performance. Musicological Research, v. 16, p. 111-156, 1996.

BOWEN, José Antônio. Finding the Music in Musicology: Performance History and Musical Works. In: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark. Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 2001.

CORREIA, Renata Coutinho de Barros. Análise e Performance: perspectivas de pesquisa, influências mútuas e abordagem crítica. 516 p. (Tese) Doutorado - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

BURKHART, Charles. Schenker’s Theory of Levels and Musical Performance. In: BEACH, David (ed.). Aspects of Schenkerian Theory. New Haven: Yale University Press, 1983. p. 95-112.

BURKHART, Charles. Mid-bar Downbeat in Bach's Keyboard Music. Journal of Music Theory Pedagogy, v. 8, p. 3-26, 1994.

CADWALLADER, Allen; GAGNÉ, Clayton. Analysis of Tonal Music: A Schenkerian Approach [3. ed.].Oxford: Oxford University Press, 2011.

CONE, Edward T. Musical Form and Musical Performance. New York: Norton,1968.

COOK, Nicholas. Words About Music, or Analysis Versus Performance. In: COOK, Nicholas; JOHNSON, Peter; ZENDER, Hans. Theory onto practice: Composition, Performance and the Listening Experience. Leuven: Leuven University Press, 1999. p. 9-52.

COOK, Nicholas. Beyond the Score: music as performance. New York: Oxford University Press, 2013.

CORREIA, Renata Coutinho de Barros; SILVA, Jéssica Evelyn Papi. Simbiose entre performance e análise musical: uma perspectiva analítica de vozes condutoras e análise da performance do Praeambulum da Partita n. 5 para teclas, de J. S. Bach (BWV 829). In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEORIA E ANÁLISE MUSICAL, 5., 2019, Campinas. Anais... Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 2019. p. 53-71. Disponível em: https://eitam5.nics.unicamp.br/wp-content/uploads/2020/12/EITAM5-paper_05_CorreiaR_SilvaJ-pp_053-071.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.

FINANE, Ben. Heinrich Schenker, and the importance of Rubato. Listen: Life with Music & Culture, 2019. Disponível em: https://www.steinway.com/news/features/the-humanist-murray-perahia. Acesso em: 15 de out. 2019.

FORTE, Allen; GILBERT, Steven E. Melodic Diminutions. In: FORTE, Allen; GILBERT, Steven. Introduction to Schenkerian Analysis. New York: W. W. Norton and Company, 1982. p. 8-82.

FRAGA, Orlando. Progressão linear: uma breve introdução à teoria de Schenker. Curitiba: DeArtes, UFPR, 2009.

GABRIELSSON, Alf. 1860-1960. In: STANLEY, Sadie (Ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians, v. 20. 2. ed. London: Macmillan, 2001. p. 528-530.

GEIRINGER, Karl. Obras para Teclado Solo. In: GEIRINGER, Karl. Johann Sebastian Bach: o apogeu de uma era. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p. 255-295.

GERLING, Cristina Capparelli; BARROS, Guilherme Sauerbronn de. Glossário de termos schenkerianos. Salvador: Tema, 2020.

GERLING, Cristina Capparelli; SOUZA, Jusamara. A performance como objeto de investigação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL, 1., 2000, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 114-125.

HAYLOCK, Julian. [Texto do encarte]. In: Murray Perahia - Bach Partitas 1,5 & 6. Berlin: Sony Music Entertainment, 2009. 1 compact disc.

HOOD, Alison. Interpreting Chopin: Analysis and Performance. New York: Routledge, 2014.

KOCHEVITSKY, George A. Performing Bach’s Keyboard Music: Dynamics A Postscript. The Journal of the Riemenschneider Bach Institute, v. 7, n. 1, p. 3-11,1976.

LARSON, Steve. On Analysis and Performance: The contribution of Durational Reduction to the Performance of J. S. Bach' s Two-part Invention in C major. Theory Only, v. 7, n. 1, p. 31-45, 1983.

LATARTARA, John; GARDINER, Michael. Analysis, Performance, and Images of Musical Sound: Surfaces, Cyclical Relationships and the Musical Work. Current Musicology, n. 84, p. 53-78, 2007. Disponível em: https://academiccommons.columbia.edu/doi/10.7916/D8V40SVW. Acesso em: 28 dez. 2019.

LATHAM, Edward D. Analysis and Performance Studies. A Summary of Current Research. Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, v. 2, n. 2, p. 157-162, 2005.

LEECH-WILKINSON, Daniel. The Changing Sound of Music: Approaches to Studying Recorded Musical Performance. Londres: CHARM, 2009. Disponível em: http:www.charm. kcl.ac.uk/studies/chapters/intro.html. Acesso em 15 out. 2019.

LESTER, Joel. Performance and Analysis: interaction and interpretation. In: RINK, John (Org.). The practice of performance: studies in musical interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. p. 197-216.

MATSCHULAT, Josias. Uma comparação entre as duas gravações do Cravo bem temperado de J. S. Bach por Andràs Schiff. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

MCCLELLAND, Ryan. Performance and Analysis Studies: An Overview and Bibliography. Indiana Theory Review, v. 24, p. 95-106, 2003. Disponível em: https//www.jstor.org/sta ble/24046462. Acesso em: 10 jul. 2018.

NARMOUR, Eugene. On the Relationship of Analytical Theory to Performance and Interpretation. In: NARMOUR, Eugene; SOLIE, Ruth A. (Org.). Explorations in Music, the Arts, and Ideas: Essays in Honor of Leonard B. Meyer. New York: Pendragon Press, 1998. p. 317-340.

PALMER, Caroline. Music Performance. Annual Review of Psychology, v. 48, n. 1, p. 115-138, 1997. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/pdf/10.1146/annureev.psych.48.1.115. Acesso em: 22 jul. 2020.

PERAHIA, Murray. Partitas 1, 5 & 6. Compositor: Johann Sebastian Bach. Piano: Murray Perahia. Berlin: Sony Music Entertainment, 2009. 1 compact disc.

QUANTZ, Johann Joachim. Of the Duties that All Accompanying Instrumentalists in General Must Observe. In: QUANTZ, Johann Joachim. On Playing the Flute. Traduzido por Edward R. Reilly. New York: Schirmer Books, 1975. p. 266-294.

REPP, Bruno H. Expressive Timing in a Debussy Prelude: A Comparison of Student and Expert Pianists. Musicae Scientiae, v. 1, n. 2, 1997, p. 257-268.

RINK, John. Review of Musical Structure and Performance by Wallace Berry. Music Analysis, n. 9, p. 319-39, 1990. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/853982. Acesso em: 11 de jul. 2018.

RINK, John. Authentic Chopin: History, Analysis and Intuition in Performance. In: RINK, John; SAMSON, Jim (Eds.). Chopin Studies 2. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. p. 241-244.

RINK, John. Playing in time: rhythm, meter in Brahms’s Fantasie Op. 116. In: RINK, John (Ed.). The practice of performance: Studies in Musical Interpretation. New York: Cambridge University Press, 1995. p. 254-282.

RINK, John. Analysis and (or?) performance. In: RINK, John (Org.). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 35-58.

ROTHSTEIN, William. Analysis and the act of performance. In: RINK, John (Org.). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. p. 217-240.

SCHENKER, Heinrich. Der Tonwille: Pamphlets/Quartely Publication in Witness of the Immutable Laws of Music, Offered to a New Generation of Youth. v. 1, n. 1-5. Editado por William Drabkin. Tradução de Ian Bent et. al. New York: Oxford University Press, 2004 [1921-1923].

SCHENKER, Heinrich. Der Tonwille: Pamphlets/Quartely Publication in Witness of the Immutable Laws of Music, Offered to a New Generation of Youth. v. 2, n. 6-10. Editado por William Drabkin. Tradução de Ian Bent et. al. New York: Oxford University Press, 2005 [1923-1924].

SCHIFF, András. Chromatic Fantasy and Fugue, Partita in G Major, English Suite in F Major. Compositor: Johann Sebastian Bach. Piano: András Schiff. Hungary: Hungaroton Classic, 1987. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HYrVDGtAZ2U. Acesso em: 10 jul. 2018.

SCHMALFELDT, Janet. On the Relation of Analysis to Performance: Beethoven's Bagatelles Op. 126, Nos. 2 and 6. Journal of Music Theory, v. 29, p. 1-31, 1985.

SCHMALFELDT, Janet. On performance, analysis and Schubert. Per Musi, v. 5/6, p. 38-54, 2002.

SONIC VISUALISER. Disponível em: <http://www.sonicvisualiser.org>. Acesso em: 15 de out. 2019.

SWINKIN, Jeffrey. Schenkerian Analysis, Metaphor, and Performance. College Music Symposium, v. 47, p. 76-99, 2007. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/40374506>. Acesso em: 5 jul. 2017.

SWINKIN, Jeffrey. Performative Analysis: Reimagining Music Theory for Performance. New York: University of Rochester Press, 2016.

TONG, Chee Yee Jennifer. Separate Discourses: a Study of Performance and Analysis. 1994. Tese (Doctor of Philosophy) – Faculty of Arts, University of Southampton, Southampton, 1994.

Downloads

Publicado

2021-07-27

Como Citar

O potencial simbiótico da análise schenkeriana na performance e análise musical do Praeambulum da Partita n. 5 para teclas, de J. S. Bach. (2021). Revista Música, 21(1), 269-304. https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188840