O potencial simbiótico da análise schenkeriana na performance e análise musical do Praeambulum da Partita n. 5 para teclas, de J. S. Bach
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188840Palavras-chave:
Relação análise-performance, Desafios em performance, Abordagem schenkeriana, Análise da performanceResumo
O artigo trata sobre o potencial da ferramenta de análise schenkeriana na abordagem de questões performáticas. Ilustra o papel desta proposta na produção de metáforas expressivas (projeção sonora e modelagem afetiva), bem como demonstra a possibilidade de contribuição mútua ou “processo simbiótico” entre a análise e a performance musical. Tem como objeto o Praeambulum da Partita n. 5, de J. S. Bach, selecionado em função de seus desafios interpretativos. A análise de vozes condutoras é considerada num contexto analítico abrangente, sendo complementada pela observação de eventos métricos e a análise de elementos expressivos advindos de gravações (dinâmica, articulação e agógica), que é apoiada no emprego do software Sonic Visualiser. Os resultados mostram como noções advindas da teoria analítica de Schenker tendem a contribuir ao embasamento de decisões de realização por parte do performer, bem como enriquecer o seu processo interpretativo.
Downloads
Referências
ABBATE, Carolyn. Music – Drastic or Gnostic? Critical Inquiry, v. 30. n.3, p. 505-536, 2004. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/pdfplus/10.1086/421160. Acesso em 5 de maio 2020.
ARRAU, Claudio. The Final Sessions – Volume 4. Compositor: Johann Sebastian Bach. Piano: Claudio Arrau. Switzerland: Philips, 1991.
BACH, Johann Sebastian. Partitas 4-6. Teclado. Kassel: Bärenreiter, 1976 [1731]. Disponível em: https://imslp.hk/files/imglnks/euimg/b/b3/IMSLP83650-PMLP03276-Partitas_No._4-6_-_ B%C3%A4renreiter.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.
BACH, Johann Sebastian. Tocatta em Ré menor (BWV913). Teclado. Leipzig: Breitkopf und Härtel, 1890 [1708]. Disponível em: https://ks.imslp.info/files/imglnks/usimg/7/7f/IMSLP0320 3-Bach_-_BGA_-_BWV_913.pdf. Acesso em 15 out. 2019.
BADURA-SKODA, Paul. Dynamics. In: BADURA-SKODA, Paul. Interpreting Bach at the Keyboard. Oxford: Oxford University Press, 2002. p. 130-143.
BENT, Ian D.; POPLE, Anthony. Analysis. In: SADIE, Stanley (Ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians, v. 1. London: Macmillan, 2001. p. 526-589.
BERRY, Wallace. Musical Structure and Performance. New Haven: Yale University Press, 1989.
BODKY, Erwin. Dynamic Problems. In: BODKY, Erwin. The Interpretation of Bach’s Keyboard Works. London: Oxford University Press, 1960. p. 89-99.
BOWEN, José Antônio. Tempo, Duration, and Flexibility: Techniques in the Analysis of Performance. Musicological Research, v. 16, p. 111-156, 1996.
BOWEN, José Antônio. Finding the Music in Musicology: Performance History and Musical Works. In: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark. Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 2001.
CORREIA, Renata Coutinho de Barros. Análise e Performance: perspectivas de pesquisa, influências mútuas e abordagem crítica. 516 p. (Tese) Doutorado - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
BURKHART, Charles. Schenker’s Theory of Levels and Musical Performance. In: BEACH, David (ed.). Aspects of Schenkerian Theory. New Haven: Yale University Press, 1983. p. 95-112.
BURKHART, Charles. Mid-bar Downbeat in Bach's Keyboard Music. Journal of Music Theory Pedagogy, v. 8, p. 3-26, 1994.
CADWALLADER, Allen; GAGNÉ, Clayton. Analysis of Tonal Music: A Schenkerian Approach [3. ed.].Oxford: Oxford University Press, 2011.
CONE, Edward T. Musical Form and Musical Performance. New York: Norton,1968.
COOK, Nicholas. Words About Music, or Analysis Versus Performance. In: COOK, Nicholas; JOHNSON, Peter; ZENDER, Hans. Theory onto practice: Composition, Performance and the Listening Experience. Leuven: Leuven University Press, 1999. p. 9-52.
COOK, Nicholas. Beyond the Score: music as performance. New York: Oxford University Press, 2013.
CORREIA, Renata Coutinho de Barros; SILVA, Jéssica Evelyn Papi. Simbiose entre performance e análise musical: uma perspectiva analítica de vozes condutoras e análise da performance do Praeambulum da Partita n. 5 para teclas, de J. S. Bach (BWV 829). In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEORIA E ANÁLISE MUSICAL, 5., 2019, Campinas. Anais... Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 2019. p. 53-71. Disponível em: https://eitam5.nics.unicamp.br/wp-content/uploads/2020/12/EITAM5-paper_05_CorreiaR_SilvaJ-pp_053-071.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
FINANE, Ben. Heinrich Schenker, and the importance of Rubato. Listen: Life with Music & Culture, 2019. Disponível em: https://www.steinway.com/news/features/the-humanist-murray-perahia. Acesso em: 15 de out. 2019.
FORTE, Allen; GILBERT, Steven E. Melodic Diminutions. In: FORTE, Allen; GILBERT, Steven. Introduction to Schenkerian Analysis. New York: W. W. Norton and Company, 1982. p. 8-82.
FRAGA, Orlando. Progressão linear: uma breve introdução à teoria de Schenker. Curitiba: DeArtes, UFPR, 2009.
GABRIELSSON, Alf. 1860-1960. In: STANLEY, Sadie (Ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians, v. 20. 2. ed. London: Macmillan, 2001. p. 528-530.
GEIRINGER, Karl. Obras para Teclado Solo. In: GEIRINGER, Karl. Johann Sebastian Bach: o apogeu de uma era. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p. 255-295.
GERLING, Cristina Capparelli; BARROS, Guilherme Sauerbronn de. Glossário de termos schenkerianos. Salvador: Tema, 2020.
GERLING, Cristina Capparelli; SOUZA, Jusamara. A performance como objeto de investigação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL, 1., 2000, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 114-125.
HAYLOCK, Julian. [Texto do encarte]. In: Murray Perahia - Bach Partitas 1,5 & 6. Berlin: Sony Music Entertainment, 2009. 1 compact disc.
HOOD, Alison. Interpreting Chopin: Analysis and Performance. New York: Routledge, 2014.
KOCHEVITSKY, George A. Performing Bach’s Keyboard Music: Dynamics A Postscript. The Journal of the Riemenschneider Bach Institute, v. 7, n. 1, p. 3-11,1976.
LARSON, Steve. On Analysis and Performance: The contribution of Durational Reduction to the Performance of J. S. Bach' s Two-part Invention in C major. Theory Only, v. 7, n. 1, p. 31-45, 1983.
LATARTARA, John; GARDINER, Michael. Analysis, Performance, and Images of Musical Sound: Surfaces, Cyclical Relationships and the Musical Work. Current Musicology, n. 84, p. 53-78, 2007. Disponível em: https://academiccommons.columbia.edu/doi/10.7916/D8V40SVW. Acesso em: 28 dez. 2019.
LATHAM, Edward D. Analysis and Performance Studies. A Summary of Current Research. Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, v. 2, n. 2, p. 157-162, 2005.
LEECH-WILKINSON, Daniel. The Changing Sound of Music: Approaches to Studying Recorded Musical Performance. Londres: CHARM, 2009. Disponível em: http:www.charm. kcl.ac.uk/studies/chapters/intro.html. Acesso em 15 out. 2019.
LESTER, Joel. Performance and Analysis: interaction and interpretation. In: RINK, John (Org.). The practice of performance: studies in musical interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. p. 197-216.
MATSCHULAT, Josias. Uma comparação entre as duas gravações do Cravo bem temperado de J. S. Bach por Andràs Schiff. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
MCCLELLAND, Ryan. Performance and Analysis Studies: An Overview and Bibliography. Indiana Theory Review, v. 24, p. 95-106, 2003. Disponível em: https//www.jstor.org/sta ble/24046462. Acesso em: 10 jul. 2018.
NARMOUR, Eugene. On the Relationship of Analytical Theory to Performance and Interpretation. In: NARMOUR, Eugene; SOLIE, Ruth A. (Org.). Explorations in Music, the Arts, and Ideas: Essays in Honor of Leonard B. Meyer. New York: Pendragon Press, 1998. p. 317-340.
PALMER, Caroline. Music Performance. Annual Review of Psychology, v. 48, n. 1, p. 115-138, 1997. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/pdf/10.1146/annureev.psych.48.1.115. Acesso em: 22 jul. 2020.
PERAHIA, Murray. Partitas 1, 5 & 6. Compositor: Johann Sebastian Bach. Piano: Murray Perahia. Berlin: Sony Music Entertainment, 2009. 1 compact disc.
QUANTZ, Johann Joachim. Of the Duties that All Accompanying Instrumentalists in General Must Observe. In: QUANTZ, Johann Joachim. On Playing the Flute. Traduzido por Edward R. Reilly. New York: Schirmer Books, 1975. p. 266-294.
REPP, Bruno H. Expressive Timing in a Debussy Prelude: A Comparison of Student and Expert Pianists. Musicae Scientiae, v. 1, n. 2, 1997, p. 257-268.
RINK, John. Review of Musical Structure and Performance by Wallace Berry. Music Analysis, n. 9, p. 319-39, 1990. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/853982. Acesso em: 11 de jul. 2018.
RINK, John. Authentic Chopin: History, Analysis and Intuition in Performance. In: RINK, John; SAMSON, Jim (Eds.). Chopin Studies 2. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. p. 241-244.
RINK, John. Playing in time: rhythm, meter in Brahms’s Fantasie Op. 116. In: RINK, John (Ed.). The practice of performance: Studies in Musical Interpretation. New York: Cambridge University Press, 1995. p. 254-282.
RINK, John. Analysis and (or?) performance. In: RINK, John (Org.). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 35-58.
ROTHSTEIN, William. Analysis and the act of performance. In: RINK, John (Org.). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. p. 217-240.
SCHENKER, Heinrich. Der Tonwille: Pamphlets/Quartely Publication in Witness of the Immutable Laws of Music, Offered to a New Generation of Youth. v. 1, n. 1-5. Editado por William Drabkin. Tradução de Ian Bent et. al. New York: Oxford University Press, 2004 [1921-1923].
SCHENKER, Heinrich. Der Tonwille: Pamphlets/Quartely Publication in Witness of the Immutable Laws of Music, Offered to a New Generation of Youth. v. 2, n. 6-10. Editado por William Drabkin. Tradução de Ian Bent et. al. New York: Oxford University Press, 2005 [1923-1924].
SCHIFF, András. Chromatic Fantasy and Fugue, Partita in G Major, English Suite in F Major. Compositor: Johann Sebastian Bach. Piano: András Schiff. Hungary: Hungaroton Classic, 1987. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HYrVDGtAZ2U. Acesso em: 10 jul. 2018.
SCHMALFELDT, Janet. On the Relation of Analysis to Performance: Beethoven's Bagatelles Op. 126, Nos. 2 and 6. Journal of Music Theory, v. 29, p. 1-31, 1985.
SCHMALFELDT, Janet. On performance, analysis and Schubert. Per Musi, v. 5/6, p. 38-54, 2002.
SONIC VISUALISER. Disponível em: <http://www.sonicvisualiser.org>. Acesso em: 15 de out. 2019.
SWINKIN, Jeffrey. Schenkerian Analysis, Metaphor, and Performance. College Music Symposium, v. 47, p. 76-99, 2007. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/40374506>. Acesso em: 5 jul. 2017.
SWINKIN, Jeffrey. Performative Analysis: Reimagining Music Theory for Performance. New York: University of Rochester Press, 2016.
TONG, Chee Yee Jennifer. Separate Discourses: a Study of Performance and Analysis. 1994. Tese (Doctor of Philosophy) – Faculty of Arts, University of Southampton, Southampton, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Renata Coutinho de Barros Correia , Jéssica Evelyn Papi Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).