A retórica da pronunciação na performance instrumental: modelos suplementares para a articulação musical

Autores

  • William Teixeira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188843

Palavras-chave:

Performance musical, Música contemporânea, Fraseologia musical, Agrupamentos musicais, Fluxo de energia

Resumo

Este artigo discute sobre modelos de agrupamento melódico, compreendendo a implicação de cada um deles para a performance musical e partindo da própria performance como uma produtora de questões e conclusões para essa reflexão. Isso porque a necessidade de se conectar sons no discurso musical e, portanto, de separá-los, é uma inevitável consequência, por um lado, da limitação dos meios instrumentais e vocais e, por outro, da própria disposição da música no tempo. Para tanto, serão analisadas peças curtas dos compositores György Kurtág (Az hit..., 1963/2007), B. A. Zimmermann (4 Pequenos estudos, 1970) e Silvio Ferraz (Partita-passagem, 2019), de maneira a apresentar uma visão ampla e, ainda assim, objetiva de novas demandas de agrupamento temporal.

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Biografia do Autor

  • William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    William Teixeira é Bacharel em Música com habilitação em Violoncelo pela UNESP, Especialista em Teologia Bíblica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação "Andrew Jumper", Mestre em música pela UNICAMP e Doutor em música pela USP. Seu trabalho tem sido exposto em eventos nas áreas de música, teologia e análise do discurso em diversos estados do Brasil, além de Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. Ao violoncelo, tem atuado como solista frente a grupos como Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra de Câmara da USP, USP-Filarmônica, entre outras orquestras e grupos de câmara. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da mesma universidade.

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

A retórica da pronunciação na performance instrumental: modelos suplementares para a articulação musical. (2021). Revista Música, 21(1), 305-324. https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188843