Período Romântico Brasileiro: Alguns Aspectos da Produção Camerística

Autores

  • Maria Alice Volpe Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v5i2.55078

Resumo

O século XIX foi um período importante no desenvolvimento da música no Brasil. Até então fomentada muito especialmente pela Igreja, a música conquistou, a partir daí, novos ambientes de cultivo. Desenvolveu-se toda uma rede de atividades correlacionadas à presença da música na vida urbana: o ensino, os clubes musicais, os teatros, as salas de concerto, os periódicos especializados, a crítica musical, as obras teóricas, o movimento editorial e a importação e fabricação de instrumentos musicais. Esse processo de secularização da música no Brasil, que se iniciou com a ópera, dentre outros gêneros, manifestou-se também na música instrumental a partir da segunda metade do século. Nesse campo, a música para piano solo e sinfônica recebeu maior atenção nos compêndios posteriores de história da música brasileira. A escassez de informações e comentários sobre a música de câmara de autores românticos brasileiros induziu à impressão de que tal produção tivesse sido igualmente escassa. Não podemos irreverentemente desvalorizar a bibliografia que até agora enfocou o período (Renato Almeida, Vincenzo Cernicchiaro, Isa Queirós Santos, Luís Heitor, Vasco Mariz, Enciclopédia da Música Brasileira e outros). Entretanto, tal problema foi abordado de forma não sistematizada e uma série de lacunas, imprecisões e até mesmo discordância de informações têm dificultado o acesso a esse conjunto de obras. Chama a atenção a inexistência de uma obra de caráter referencial que o assunto demanda. Parece ter predominado, ainda, certa negligência num passado recente, no que diz respeito à preservação, reprodução, editoração e execução desse repertório. Grande parte dessa documentação musical tem permanecido inédita e esquecida nos arquivos, bibliotecas e coleções particulares, à deriva do tempo e até em condições  insuficientes de conservação. Tratando-se, portanto, de assunto amplo e inexplorado, propusemo-nos à elaboração de um trabalho de caráter referencial, que oferecesse elementos para a identificação e localização de obras do período. O projeto que desenvolvemos consiste num estudo sistemático da produção camerística romântica brasileira e a elaboração de um catálogo das obras arroladas. O período romântico foi escolhido por representar o primeiro momento significativo desse gênero de composição no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Maria Alice Volpe, Universidade Estadual Paulista
    Mestre em Musicologia pela UNESP, sob orientação do prof. Dr. Régis Duprat.

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Publicado

1994-12-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Período Romântico Brasileiro: Alguns Aspectos da Produção Camerística. (1994). Revista Música, 5(2), 133-151. https://doi.org/10.11606/rm.v5i2.55078