Sobre a Revista

A Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia surgiu em 1991, substituindo três títulos extintos em decorrência da fusão das instituições ligadas à pesquisa nas áreas de Arqueologia e Etnologia: Revista Dédalo, Revista de Pré-História e Revista do Museu Paulista. É um periódico acadêmico destinado à publicação de trabalhos sobre Arqueologia, Etnologia e Museologia. Em 2016 a revista torna-se eletrônica, semestral e todos os números impressos foram digitalizados e disponibilizados em acesso aberto pelo Portal de Revistas USP.

Edição Atual

n. 37 (2021): Dossiê Katxuyana, Kahyana: perspectivas europeias sobre os povos (yanas) dos rios Cachorro e Trombetas, Oriximiná/ PA
Imagens de Icaro Cooke Vieira contendo as antigas e as jovens lideranças Katxuyana

Este Dossiê, sob curadoria de Adriana Russi e Denise Fajardo, condensa num único volume, em língua portuguesa, oito artigos que versam sobre idioma, costumes, religião e cultura material do povo Katxuyana, publicados originalmente em alemão, entre as décadas de 1930 e 1960. Tais textos revelam aspectos da vida e da cultura material desses povos que vivem na região das Guianas, mesorregião do Baixo Amazonas, ao norte do Brasil. Nos últimos anos, muitos Katxuyana, Kahyana, e demais yanas dessa região têm expressado profundo interesse em conhecer tudo o que se registrou sobre suas gerações passadas, como fotografias, mapas, artefatos e textos. Nesse sentido, os depoimentos de Mauro Mïkaho Kaxuyana Tiriyo, Juventino Pesirima e Angela Amanakwa Kaxuyana, aqui incluídos, são a expressão desse interesse. Completando este número, apresentamos seis artigos livres advindos da VI Semana Internacional dos Estudantes de Arqueologia, trazendo uma variedade de reflexões sobre cerâmica indígena na perspectiva Wai Wai, malacofauna, fotogrametria, anticolonialismo, etnoarqueologia, Arqueologia da diáspora africana. As imagens da capa são de Icaro Cooke Vieira.

Publicado: 2021-12-31

Dossiê

Ver Todas as Edições

A Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia é publicada desde 1991, substituindo as antigas Revista Dédalo e Revista de Pré-História. Seu objetivo é promover a divulgação de pesquisas científicas de excelência nas áreas de Arqueologia, Etnologia e Museologia. A publicação é semestral, segue o sistema de revisão por pares e a política de acesso público com conteúdo completo aberto, com recepção de artigos em fluxo contínuo. Publica textos inéditos em português, espanhol, inglês, francês e italiano nas seguintes formas: artigos que apresentem resultados de pesquisas científicas originais, ou desenvolvimento de método, revisões bibliográficas ou teóricas sobre os temas abordados pela Revista, resenhas inéditas de livros, teses, dissertações e outras produções, que tenham relevância acadêmica, notas com resultados preliminares e parciais de pesquisas inéditas ou ainda em desenvolvimento, entrevistas feitas com profissionais renomados nas áreas de Arqueologia, Etnologia e Museologia. Dossiês podem ser publicados em separado ou no corpo de uma edição. Com o objetivo de garantir agilidade na disponibilização do conteúdo, os artigos e notas aprovados serão publicados na modalidade ahead of print até que o número seja concluído.

 

Título das Seções:

 Artigos, Resenhas, Notas, Entrevistas, Dossiês.

 

Abreviações das seções:

ART, RES, NOT, ENT, DOS