Chamada de artigos dossiê “Estudos em Arqueologia da Música: temas, fontes e abordagens”

2021-02-23

A Arqueologia da Música, também chamada de Arqueomusicologia, é uma área, em geral, emergente, mas que em nosso país conta ainda com pouca adesão. Procuraremos trazer diversidade de enfoques, com possibilidades interdisciplinares, e textos que abordem épocas e regiões diversas.

O volume se centrará nos estudos de Arqueomusicologia com vistas a incentivar o desenvolvimento da área no Brasil e trazer contribuições de pesquisadores brasileiros e internacionais cujos trabalhos têm sido centrais no desenvolvimento da disciplina. 

Podem ser enviadas pesquisas relacionadas a qualquer área geográfica ou cultural, analisando diversos tipos de dados e fontes. Dentre as áreas de pesquisa contempladas se encontram:

-  Iconografia da Música em suportes arqueológicos;

- Estudos dos realia: instrumentos musicais antigos parcial ou integralmente conservados, sejam achados arqueológicos providos de informação de contexto, sejam peças descontextualizadas e/ou preservadas em coleções;

- Estudos de arqueomusicologia experimental, voltados a reconstituir instrumentos antigos e/ou a fazê-los (os próprios ou fac-símiles) serem soados novamente; 

- Impactos na área das Digital Humanities e reconstituição 3D de instrumentos sonoros antigos ou de suportes de imagem tridimensionais com representação musical, como terracotas representando músicos e instrumentos;

- Estudos etnoarqueológicos e etnomusicológicos focados nos objetos.

BELLIA, Angela. Musical Instruments as Votive Gifts: Towards an Archaeology of Musical Performances, in A. Bellia and S. D. Bundrick (eds.), Musical Instruments as Votive Gifts in the Ancient World, («TELESTES. Studi e Ricerche di Archeologia musicale nel Mediterraneo», IV), Pisa-Roma, Istituti Editoriali e Poligrafici Internazionali, 2018, pp. 89-102.

BOTH, Arnd Adje. Music archaeology: some methodological and theoretical considerations. Yearbook for traditional music, 41, 2009, p. 1-11.

KOLAR, Miriam. Situating Inca Sonics: Experimental Music Archaeology at Huánuco Pampa, Peru. In: STOCKLI, M & HOWELL, M (eds.) Flower World: Music Archaeology of the Americas, Vol. 6, 2020.

LA CHIOMA, Daniela. La convergencia entre la etnoarqueomusicología y la semiótica: Una aproximación interdisciplinaria para el análisis iconográfico de las representaciones musicales en la cerámica del Perú antiguo. In CURATOLA, M et al (org.). El Arte Antes de la Historia: Para una Historia del Arte Andino Antiguo. Fondo Editorial de la Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima, 2021.

VERGARA CERQUEIRA, Fábio. Um campo emergente: a arqueologia da música e suas interfaces com o patrimônio. Revista de Arqueologia Pública (Unicamp), 10, 2, p. 101-114, 2016.  https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8640959/13341

 

As submissões serão aceitas até 28 de fevereiro de 2022. O texto deve ter até 8.500 palavras, excluída a bibliografia, mais dois resumos de 270 palavras cada e as imagens devem ter resolução de 300 dpi.

A submissão deve ser feita no formulário no website da revista: http://www.revistas.usp.br/revmae/about/submissions