Próximos fascículos da Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia

2022-10-20

Nosso próximo número (n. 39/2022) está em fase de conclusão e receberá o dossiê temático Os Museus de Arqueologia e a Arqueologia nos museus: pesquisa, preservação e comunicação, cujo objetivo é propor um debate sobre as interfaces entre a Arqueologia e a Museologia, e também sobre as políticas técnico-científicas ligadas à curadoria do patrimônio arqueológico em museus (formação de coleções, pesquisa, conservação, documentação, exposição e educação), considerando as estratégias adotadas por museus para desempenhar as suas funções. E, da mesma forma, as estratégias para manter seus compromissos vinculados a seus acervos e ao público visitante diante da situação atual.

O dossiê também se abre para outras experiências e para outros processos que envolvem o universo patrimonial como a patrimonialização e/ou musealização de sítios, a formação de coleções e histórias de colecionadores. A editora convidada é Leilane Lima - Doutora em Arqueologia (MAE-USP) e pós-doutora em Museologia (Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio, FLUP - Portugal e MAE-USP).

O n. 40/2023 trata dos temas Lixologia/Garbologia - numa perspectiva multidisciplinar, para atender às demandas que a questão do lixo e dos resíduos sólidos pede atualmente, trazendo diferentes especialistas que abordam o lixo no âmbito das ciências humanas e sociais.

O dossiê pretende enfocar trabalhos com ênfase em temporalidades recentes ou contemporâneas em diálogo com o campo dos chamados Estudos de Cultura Material, tendo como eixo central o Lixo. O fascículo também busca valorizar as contribuições brasileiras, ressaltando as particularidades desses estudos no país, e contribuindo para pensar a materialidade do lixo a partir de um representante do sul geopolítico latino-americano.

Os editores convidados são Rafael Abreu Souza - doutor em Arqueologia (MAE-USP) e em Ambiente e Sociedade (UNICAMP) e Camilla Agostini (professora adjunta do Departamento de Arqueologia UERJ)

O n. 41/2023 está com chamada aberta de artigos para o dossiê “Estudos em Arqueologia da Música: temas, fontes e abordagens”. Os editores convidados são Fábio Vergara Cerqueira (professor titular em História, Universidade Federal de Pelotas) e Daniela La Chioma (doutora em Arqueologia - MAE/USP). 

A Arqueologia da Música, também chamada de Arqueomusicologia, é uma área, em geral, emergente, mas que em nosso país conta ainda com pouca adesão. Procuraremos trazer diversidade de enfoques, com possibilidades interdisciplinares, e textos que abordem épocas e regiões diversas.

O volume se centrará nos estudos de Arqueomusicologia com vistas a incentivar o desenvolvimento da área no Brasil e trazer contribuições de pesquisadores brasileiros e internacionais cujos trabalhos têm sido centrais no desenvolvimento da disciplina.

Estão programados estudos relacionados às áreas de pesquisa referentes à Iconografia da Música em suportes arqueológicos; Estudos dos realia: instrumentos musicais antigos parcial ou integralmente conservados, sejam achados arqueológicos providos de informação de contexto, sejam peças descontextualizadas e/ou preservadas em coleções; Estudos de arqueomusicologia experimental, voltados a reconstituir instrumentos antigos e/ou a fazê-los (os próprios ou fac-símiles) serem soados novamente;  Impactos na área das Digital Humanities e reconstituição 3D de instrumentos sonoros antigos ou de suportes de imagem tridimensionais com representação musical, como terracotas representando músicos e instrumentos; Estudos etnoarqueológicos e etnomusicológicos focados nos objetos.