Arqueologia da primeira casa de fundição de ouro do Brasil, Iguape, SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2012.107022Palavras-chave:
Arqueologia Histórica, Casa de Fundição, Iguape, OuroResumo
O objetivo do artigo é apresentar o resultado da pesquisa arqueológica realizada no quintal da casa onde atualmente está localizado o Museu Municipal da cidade de Iguape. A escavação arqueológica visou confirmar a indicação de o local ter sido originalmente a primeira casa de fundição de ouro, uma vez que em decorrência das várias transformações sofridas pela construção, não existia na atualidade nenhuma evidência material desta antiga atividade. A pesquisa realizada evidenciou os remanescentes que confirmaram a atividade de fundição de ouro no terreno comprovando a informação histórica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-26
Como Citar
Scatamacchia, M. C. M., Demartini, C. M. C., Prestes, M. P., & Granero, A. C. (2012). Arqueologia da primeira casa de fundição de ouro do Brasil, Iguape, SP. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (22), 111-122. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2012.107022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.