A monumentalidade discursiva no budismo indo-nepalês: uma estratigrafia das fontes escritas e iconográficas presentes no Guṇakāraṇḍavyūhasūtra
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2012.107414Palavras-chave:
Budismo, Índia, Nepal, Guṇakāraṇḍavyūhasūtra, Avalokitésvara, Iconografia, Monumentalidade, Maṇḍala textualResumo
Este artigo apresenta os resultados do primeiro ano de pesquisa sobre um manuscrito sânscrito budista contendo o Guṇakāraṇḍavyūhasūtra.
Esse sūtra, de origem indo-nepalesa, vem sendo investigado por meio de uma abordagem interdisciplinar, conjugando as áreas conexas e com base nos fundamentos teórico-metodológicos da linguística, da arqueologia e da história da arte. A pesquisa é centrada na análise da estratigrafia das fontes escritas e iconográficas associadas à obra, de sorte a compreender as estratégias sociorreligiosas que permearam sua gênese narrativa no novo milieu. Os resultados apontam para uma monumentalização do sūtra original mahāyāna que, ao ser reelaborado no contexto do budismo esotérico nepalês, adquiriu uma transcendência narrativa que o transformou em um maṇḍala textual, uma dimensão formal diretamente associada a esses esquemas geométricos sagrados que permeiam a paisagem cultural nepalesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Direitos compartilhados entre autor e revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.