Estatuto Social dos artistas gregos.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1994.109196Palavras-chave:
Artesãos-artistas - Grécia - Edifícios - Estátuas - Vasos - Honrarias - Salários - Trabalho - História Social.Resumo
Desde que Burckhardt fez a sua conferência pioneira Die Griechen und ihre Künstler, tem havido grandes mudanças na maneira de considerar a questão. Os achados arqueológicos e epigráficos têm demonstrado que em muitos vasos e estátuas arcaicas havia inscrições votivas dos artistas, que podem tomar-se como prova de riqueza e, por outro lado, apareceram diversas contas da construção de edifícios, que mostram que homens livres, metecos e escravos ganhavam o mesmo salário. Embora certas biografias e outros livros antigos tenham, por vezes, de ser postos de parte, pode afirmar-se o valor informativo de alguns diálogos de Platão e Xenofonte quanto à posi ção social dos artistas. Conquanto o contraste entre pintura e retórica, que se tomou um topos em autores tardios, sobretudo em Luciano, seja desfavorável aos artistas, as somas que ganhavam e as honras que recebiam são prova evidente de uma categoria elevada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1994-12-19
Como Citar
Rocha-Pereira, M. H. (1994). Estatuto Social dos artistas gregos. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (4), 95-101. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1994.109196
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).