Esah Etsu Saba: a bronze stool from Nupeland.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1994.109200Palavras-chave:
Arte Africana - Bronze - Nigéria - Nupe - Metalurgia.Resumo
Este estudo visa enfatizar a iconografia, iconologia, proveniência idade e significância na História da Arte Nupe e nigeriana de um banco de bronze de valor de antiguidade encontrado em Nupeland, Nigéria. São feitas comparações a objetos de arte similares, yoruba e do Benin, bem como a fontes escritas e orais relevantes. Evidências indicam que o banco pertenceu a Etsu Saba, que governou Nupeland entre 1591 e 1600.0 banco é relacionado estilística e morfológicamente a alguns objetos de bronze em Nupeland, Ile-Ife e Benin. Consequentemente, é localizado, tentativamente, no período do séc. XIV ao séc. XVI, no qual aqueles objetos a que está relacionado têm sido datados. Era, provavelmente, uma mercadoria yoruba ou do reino Edo do Benin, destinada a Nupeland.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1994-12-19
Como Citar
Kalilu, R. O. R. R. (1994). Esah Etsu Saba: a bronze stool from Nupeland. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (4), 141-151. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1994.109200
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).