Análise cerâmica do Projeto Cavernas de Morro Azul.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1995.109219Palavras-chave:
Análise cerâmica - Tradição Itararé/Casa de Pedra - Cavernas.Resumo
Este trabalho apresenta a análise do material cerâmico recuperado junto ao sítio arqueológico Cavernas de Morro Azul, situado no município de Ventania-PR, Brasil. Naquele local ocorre o maior conjunto de pinturas rupestres conhecidas atualmente no Estado do Paraná, sendo as rochas suporte os arenitos e diamictitos do Grupo Itararé. Nas prospecções preliminares foram identificadas pelo menos três fases de ocupação: uma mais antiga de caçadores-coletores relacionada à Tradição Umbu, e duas outras posteriores de ceramistas relacionadas à Tradição Regional Itararé/Casa de Pedra. Os vasilhames cerâmicos, reconstruídos graficamente, foram classificados segundo suas formas e possíveis funções.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1995-12-18
Como Citar
Gottardi Neto, A. (1995). Análise cerâmica do Projeto Cavernas de Morro Azul. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (5), 63-75. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1995.109219
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.