Analisando sistemas de assentamento em âmbito local: uma experiência com full-coverage survey no Bairro da Serra.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1995.109223Palavras-chave:
Prospecção arqueológica - MetodologiaResumo
Este artigo discute a abordagem metodológica de uma pesquisa arqueológica realizada em um pequeno vale situado na bacia do médio Ribeira, sul do Estado de São Paulo, uma área bastante montanhosa e densamente florestada. O objetivo principal do projeto é investigar as características locais de um sistema de assentamento formado por agrupamentos de sítios líticos de ampla dispersão regional, assim como examinar os padrões de uso do espaço de uma comunidade rural contemporânea (o Bairro da Serra) que hoje ocupa o mesmo local. Em função da baixa visibilidade dos vestígios arqueológicos, um programa de prospecção de cobertura total (full-coverage survey), com uma malha sistemática de testes de sub-superfície, foi aplicado em todo o vale, com excelentes resultados em termos da evidenciação de diferentes unidades de assentamento (inclusive a presença de um horizonte de ocupação do período cerâmico antes desconhecido) e seus padrões de distribuição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1995-12-18
Como Citar
De Blasis, P. A. D., & Morales, W. F. (1995). Analisando sistemas de assentamento em âmbito local: uma experiência com full-coverage survey no Bairro da Serra. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (5), 125-143. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1995.109223
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.