Novas perspectivas para o estudo dos ceramistas pré-coloniais do Centro-Oeste brasileiro: a análise espacial do Sítio Guará 1 (GO-NI-IOO), Goiás.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1996.109253Palavras-chave:
Brasil Central - Análise espacial intra-sítio - Agricultores pré-coloniais - Cerâmica - LiticoResumo
Este artigo apresenta os primeiros resultados da análise espacial do sítio Guará 1 (GO-NI-IOO), um sítio a céu aberto, filiado à tradição Uru que* se situa no Centro-Sul do Estado de Goiás. Os testes estatísticos multivariados evidenciaram diferenças significativas da cultura material nos diversos espaços do assentamento. As variações dos artefatos cerâmicos e líticos nas áreas residenciais são interpretadas em termos de uma hierarquia interna relacionada a aspectos da organização social e econômica, tais como produção e distribuição de implementos e o processamento e consumo de alimentos. Esta análise intra-sítio, embora predominantemente baseada na coleta sistemática total de superfície, evidencia o potencial desta abordagem para futuros estudos relativos à dinâmica interna e externa de grupos ceramistas agricultores do Brasil Central.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1996-12-12
Como Citar
Wüs, I., & Carvalho, H. B. de. (1996). Novas perspectivas para o estudo dos ceramistas pré-coloniais do Centro-Oeste brasileiro: a análise espacial do Sítio Guará 1 (GO-NI-IOO), Goiás. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (6), 47-81. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1996.109253
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).