Premiers résultats de la fouille subaquatique de l’épave du Haut Moyen Age de Port-Berteau II, Charente-Maritime (France)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1996.109261Palavras-chave:
Arqueologia subaquática - Métodos e técnicas - Registro computadorizado de dados.Resumo
Este artigo descreve os resultados preliminares da escavação subaquática de restos de uma embarcação naufragada da alta Idade Média. As ruínas do Port-Berteau II estão situadas a uma profundidade de 7m no rio Charente, no sudoeste da França, entre Saintes e Rochefort. 1 - As técnicas e métodos usados são discutidos. 2 - 0 novo método francés de registro de dados por computador denominado Archeo-Data é analisado. A escolha deste método particular foi feita em relação com nosso conceito de arqueologia náutica, na qual os destroços e seu entorno geomorfológico são estudados em sincronismo. 3 - Os restos arquitetônicos do naufrágio são descritos. Parece que este barco costeiro (14,60m de comprimento x 4,60m de largura) foi contraído segundo o modo “Skeleton first carvel”. 4 - Uma tipologia dos pregos que uniam as pranchas à proa e à popa foi feita. 5 - 0 ambiente geomorfológico foi estudado para reconstruir as características do rio Charente na alta Idade Média e para explicar os diferentes estágios da formação das ruínas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1996-12-12
Como Citar
Rieîh, E., Carrierre-Desbois, C., & Serna, V. (1996). Premiers résultats de la fouille subaquatique de l’épave du Haut Moyen Age de Port-Berteau II, Charente-Maritime (France). Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (6), 189-221. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1996.109261
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).