Representações iconográficas do corpo em duas sociedades indígenas: Mehináku e Karajá.

Autores

  • Maria Heloísa Fenélon Costa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1997.109295

Palavras-chave:

Iconografia do corpo - Contexto sócio-cultural - Características essenciais.

Resumo

Realizamos a comparação de dois contextos sócio-econômicos distintos: Mehináku (Aruak) e Karajá (Macro-Jê), qualificando as características essenciais das duas sociedades com o objetivo de verificar os pontos de maior proximidade ou afastamento entre ambas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Heloísa Fenélon Costa
    (+) Pesquisadora titular do Museu Nacional UFRJ, faleceu em 12 de outubro de 1996 no Rio de Janeiro. Após ter terminado o curso na Escola Nacional de Belas Artes UFRJ em 1952, a Profa. Dra.Maria Heloísa Fenélon Costa iniciou seus estudos na área de Antropologia no curso coordenado pelo Prof. Darcy Ribeiro no Museu do índio. Entre os pioneiros e, até o presente, uma das poucas especialistas brasileiras na área de Antropologia da Arte, desenvolveu suas pesquisas de campo entre os Karajá (Araguaia - Macro-jê) e Mehináku (Xingú - Aruak), onde coletou material e desenhos dos índios. Deixou inúmeros trabalhos publicados e alguns ainda inéditos, assim como diversos alunos orientandos. Esteve no Japão como pesquisadora convidada no Museu Nacional de Etnologia de Osaka, usufruindo de uma bolsa concedida pela Fundação Japão, de junho de 1995 a junho de 1996. Na presente edi­ ção, realiza-se uma homenagem póstuma do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP à Profa. Dra. Maria Heloísa Fenélon Costa. Os trabalhos mais recentes são “Representações do corpo em duas sociedades indígenas do Brasil Central: Mehináku e Karajá (Alto Xingu e Região do Araguaia)” e “Representações figurativas na cerâmica dos índios Karajá”, foram publicados, respectivamente, no Minpaku Tsushin e no Gekkan Minpaku de março de 1996, ambos periódicos do Museu Nacional de Etnologia de Osaka, que concedeu permissão para a publicação.

Downloads

Publicado

1997-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Representações iconográficas do corpo em duas sociedades indígenas: Mehináku e Karajá. (1997). Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, 7, 65-69. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1997.109295