Programa funerário dos Tupinambá em Araruama, RJ - Sítio Bananeiras.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2003.109464Palavras-chave:
Tupinambá-Estmturafunerária-Dados etnográficos - Bio-arqueologiaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar informações significativas sobre um sepultamento presente no sítio arqueológico Bananeiras, Araruama, RJ, relacionado à ocupação Tupinambá. Destaca-se a preservação de remanescentes esqueléticos, os quais, embora friáveis, permitiram a realização de análises osteológicas macroscópicas, revelando um sepultamento primário de indivíduo do sexo feminino, sem sinais patológicos evidentes, à exceção de lesões cariosas compatíveis com a estratégia de subsistência postulada para o grupo a que pertenceu. A comparação dos dados procedentes de outros sítios pesquisados nos permite lançar a hipótese da existência de um programa funerário uniforme na região, caracterizado pela presença de uma funerária com tampa e tigelas pintadas associadas. Apesar de confirmado o enterramento primário em uma, a ausência de vestígios esqueléticos passíveis de análise em sítios semelhantes não permite estabelecer esta prática como exclusiva na região.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2003-12-23
Como Citar
Buarque, A., Rodrigues-Carvalho, C., & Silva, E. C. da. (2003). Programa funerário dos Tupinambá em Araruama, RJ - Sítio Bananeiras. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (13), 39-55. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2003.109464
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).