Deteminação da temperatura de queima e datação por termoluminescência de um tijolo com caracteres cuneiformes encontrado nas ruínas da antiga Babilônia

  • Rodrigo P. da Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Diego R.G. Tudela Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica
  • Casimiro S. Munita Comissão Nacional de Energia Nuclear Instituto de Pesquisas Nucleares
  • Roberto Hazenfratz Comissão Nacional de Energia Nuclear Instituto de Pesquisas Nucleares
  • Sonia H. Tatumi Universidade Federal de São Paulo
  • Marcio Yee Universidade Federal de São Paulo
  • Juan C.R. Mittani Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Difração de raios X, Ressonância paramagnética de elétron, Termoluminescência, Análise por ativação instrumental com nêutrons, Tijolo babilônico com escrita cuneiforme.

Resumo

Este artigo tem por objetivo estudar um tijolo com inscrições em caracteres cuneiformes cujas sentenças estão praticamente completas. Estudos tipológicos correspondentes aos relatos históricos sugerem que o tijolo foi manufaturado no século VI a.C., durante a dinastia de Nabucodonosor II, grande monarca da Babilônia. A amostra foi estudada através da difração de raios X (DRX), ressonância paramagnética de elétron (RPE), termoluminescência (TL) e técnicas de análise por ativação instrumental com nêutrons (AAIN). Os resultados demonstraram que o tijolo tem 2350 anos de idade (± 40) e queima menor que 400o C.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo P. da Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo
Rodrigo Pereira da Silva é formado em Teologia pelo Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (1992), graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (1999), tem mestrado em Teologia Histórica pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (1996) e doutorado em Teologia Bíblica pelo Centro Universitário Assunção (2001). Fez estudos pós doutorais em arqueologia bíblica pela Andrews University, EUA (2008). Cursou doutorado em arqueologia clássica pela Universidade de São Paulo. É professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo e curador do Museu Paulo Bork de Arqueologia do Oriente Médio. Rodrigo Pereira da Silva apresenta o programa da TV Novo Tempo "Evidências" sobre arqueologia do oriente médio, Bíblia e História.
Diego R.G. Tudela, Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica
Doctorate student at Universidade de São Paulo.
Sonia H. Tatumi, Universidade Federal de São Paulo

Professor at Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

 

Marcio Yee, Universidade Federal de São Paulo
Professor at Universidade Federal de São Paulo.
Juan C.R. Mittani, Universidade Federal de São Paulo
Professor at Universidade Federal de São Paulo.
Publicado
2018-04-13
Como Citar
Silva, R., Tudela, D., Munita, C., Hazenfratz, R., Tatumi, S., Yee, M., & Mittani, J. (2018). Deteminação da temperatura de queima e datação por termoluminescência de um tijolo com caracteres cuneiformes encontrado nas ruínas da antiga Babilônia. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (28). https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2017.133911
Seção
Artigos