Arqueologia Paulista: primeiros apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2016.137282Palavras-chave:
Arqueologia Paulista, Fronteira, Tupiguarani, Jê, Método arqueológicoResumo
Este trabalho apresenta os primeiros apontamentos da pesquisa que se encontra em andamento a respeito das fronteiras étnicas entre os primeiros ocupantes do atual estado de São Paulo. Busca-se apresentar e discutir a metodologia utilizada no trabalho. Este está vinculado a um projeto de doutorado intitulado: “Arqueologia Paulista e o marcador cerâmico como delimitador de fronteira étnica: um estudo da região sul do estado de São Paulo”. O que se pretende é realizar um levantamento bibliográfico denso o suficiente para que, a partir dele, mapas possam ser construídos e então identificarmos fronteiras étnicas entre as bacias dos Rios Tietê e Paranapanema, como fronteiras norte e sul, respectivamente. Dessa maneira busca-se entender os processos de ocupação por populações ceramistas.
Downloads
Referências
Araujo, A.G.M. 2007. A tradição cerâmica Itararé-Taquara: características, área de ocorrência e algumas hipóteses sobre a expansão dos grupos Jê no sudeste do Brasil. Revista de Arqueologia 20: 09-38.
Correa, A.A. 2014. Pindorama de Mboîa e Îakaré: continuidade e mudança na trajetória das populações Tupi. Tese de doutorado. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Moraes, C.A. 2007. Arqueologia Tupi no Nordeste de São Paulo: um estudo de variabilidade artefatual. Dissertação de mestrado. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Rodrigues, R.A. 2007. Os caçadores-ceramistas do sertão paulista: um estudo da ocupação Kaingang no Vale do Rio Feio/Aguapeí/SP. Tese de doutorado. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Von Ihering, H. 1906-1909. A questão dos índios no Brasil. Revista do Museu Paulista 8: 112-140.
Wichers, C.A.M. 2011. Patrimônio arqueológico paulista: proposições e provocações museológicas. Tese de Doutorado. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Zanettini Arqueologia. 2008. Avaliação Arquelógica Rápida/AAR (Diagnóstico Arqueológico não interventivo) - Área de expansão de lavoura canavieira - BIOPAV S/A - Açúcar e Álcool. IPHAN. São Paulo.
Zanettini Arqueologia. 2010. Mosaico Paulista: guia do patrimônio arqueológico do estado de São Paulo.
Zanettini Arqueologia, São Paulo. Zanettini Arqueologia. 2012. Diagnóstico arqueológico não interventivo. Área de expansão da Usina Equipav da Renuka do Brasil S/A. IPHAN. São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).