Arqueologia Paulista: primeiros apontamentos

Autores

  • Glauco Constantino Perez Museu de Arqueologia e Etnologia/Universidade de São Paulo e Laboratório de Arqueologia da Paisagem e Geoarqueologia (LAPGEO/MAE/USP).
  • Marisa Coutinho Afonso Museu de Arqueologia e Etnologia/Universidade de São Paulo e Laboratório de Arqueologia da Paisagem e Geoarqueologia(LAPGEO/MAE/USP).
  • Lúcio Tadeu Mota Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história/ Universidade Estadual de Maringá/PR – LAEE/UEM.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2016.137282

Palavras-chave:

Arqueologia Paulista, Fronteira, Tupiguarani, Jê, Método arqueológico

Resumo

Este trabalho apresenta os primeiros apontamentos da pesquisa que se encontra em andamento a respeito das fronteiras étnicas entre os primeiros ocupantes do atual estado de São Paulo. Busca-se apresentar e discutir a metodologia utilizada no trabalho. Este está vinculado a um projeto de doutorado intitulado: “Arqueologia Paulista e o marcador cerâmico como delimitador de fronteira étnica: um estudo da região sul do estado de São Paulo”. O que se pretende é realizar um levantamento bibliográfico denso o suficiente para que, a partir dele, mapas possam ser construídos e então identificarmos fronteiras étnicas entre as bacias dos Rios Tietê e Paranapanema, como fronteiras norte e sul, respectivamente. Dessa maneira busca-se entender os processos de ocupação por populações ceramistas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glauco Constantino Perez, Museu de Arqueologia e Etnologia/Universidade de São Paulo e Laboratório de Arqueologia da Paisagem e Geoarqueologia (LAPGEO/MAE/USP).



  • Marisa Coutinho Afonso, Museu de Arqueologia e Etnologia/Universidade de São Paulo e Laboratório de Arqueologia da Paisagem e Geoarqueologia(LAPGEO/MAE/USP).



Referências

Afonso, M.C. 2005. Um olhar para a arqueologia pré-histórica do Estado de São Paulo. Tese de Livre Docência. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Araujo, A.G.M. 2007. A tradição cerâmica Itararé-Taquara: características, área de ocorrência e algumas hipóteses sobre a expansão dos grupos Jê no sudeste do Brasil. Revista de Arqueologia 20: 09-38.
Correa, A.A. 2014. Pindorama de Mboîa e Îakaré: continuidade e mudança na trajetória das populações Tupi. Tese de doutorado. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Moraes, C.A. 2007. Arqueologia Tupi no Nordeste de São Paulo: um estudo de variabilidade artefatual. Dissertação de mestrado. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Rodrigues, R.A. 2007. Os caçadores-ceramistas do sertão paulista: um estudo da ocupação Kaingang no Vale do Rio Feio/Aguapeí/SP. Tese de doutorado. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Von Ihering, H. 1906-1909. A questão dos índios no Brasil. Revista do Museu Paulista 8: 112-140.
Wichers, C.A.M. 2011. Patrimônio arqueológico paulista: proposições e provocações museológicas. Tese de Doutorado. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Zanettini Arqueologia. 2008. Avaliação Arquelógica Rápida/AAR (Diagnóstico Arqueológico não interventivo) - Área de expansão de lavoura canavieira - BIOPAV S/A - Açúcar e Álcool. IPHAN. São Paulo.
Zanettini Arqueologia. 2010. Mosaico Paulista: guia do patrimônio arqueológico do estado de São Paulo.
Zanettini Arqueologia, São Paulo. Zanettini Arqueologia. 2012. Diagnóstico arqueológico não interventivo. Área de expansão da Usina Equipav da Renuka do Brasil S/A. IPHAN. São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-24

Como Citar

Arqueologia Paulista: primeiros apontamentos. (2016). Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, 27, 83-89. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2016.137282