Interfaces entre Pedologia e Arqueologia: Compreendendo a interdisciplinaridade entre as áreas com base em revisões bibliográficas

Autores

  • Tiago Andrade Campos Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2022.162265

Palavras-chave:

Pedologia, Arqueologia, Interdisciplinaridade, Solos, Pedoarqueologia

Resumo

O presente texto pretende servir como instrumento na busca para trazer à tona a importância da interdisciplinaridade nas ciências, mais especificamente, entre a Arqueologia e as Geociências, por meio da Geoarqueologia, uma área que tem se consolidado nas últimas décadas, mas que não é utilizada por grande parte dos pesquisadores em seus trabalhos. Dentro da Geoarqueologia, a Pedologia tem se mostrado de fundamental importância para a determinação de aspectos primordiais em escavações arqueológicas, ao passo que, análises realizadas por arqueólogos também podem servir como mais um meio na construção de novas hipóteses e constatações nos estudos dos solos. Sendo assim, com base em revisões bibliográficas e a realização de estudos mais aprofundados na área da Pedologia, realizados no âmbito do desenvolvimento de disciplinas e trabalhos do curso de Geografia, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), pretende-se traçar um paralelo entre Pedologia e Arqueologia, mostrando as contribuições e interfaces entre ambas. Tal interação entre as ciências tende a auxiliar para que suas constatações e descobertas tornem-se ainda mais completas e fomentem o aprofundamento em discussões que possam ser estabelecidas entre áreas que, apesar de aparentemente serem distintas e distantes, são diretamente interligadas.

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Publicado

2022-02-07

Como Citar

CAMPOS, Tiago Andrade. Interfaces entre Pedologia e Arqueologia: Compreendendo a interdisciplinaridade entre as áreas com base em revisões bibliográficas. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 39, p. 249–259, 2022. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2022.162265. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/162265.. Acesso em: 25 abr. 2024.