Uma visita aos índios do rio Trombetas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2021.182627Palavras-chave:
Índios, Trombetas, Katxuyana, Kahyana, FestasResumo
Sendo um dos produtos de um mapeamento etnográfico feito ao longo do rio Trombetas e afluentes, nesse texto de 1957, Polykrates trata de alguns aspectos da vida e cultura do povo Katxuyana, à época identificado como Kashuiéna, e autodenominado Uarikiana. Além de abordar o modo de vida e cultura material do povo visitado, Polykrates descreve a festa Kurínguri, a qual pode presenciar durante a sua visita a uma de suas aldeias no rio Cachorro. Neste relato de viagem também são mencionados os seguintes povos como então habitantes do rio Trombetas e vizinhanças: Kahiána (ou Kahianá), Tunajéna, Pianacotó.
Downloads
Referências
Coudreau, O. 1900. Voyage au Trombetas. A. Lahure, Paris.
Frikel, G. P. 1953. Kamáni. Costumes e preceitos dos índios Kachúyana a respeito do curare. Revista do Museu Paulista 7: 257-274.
Frikel, G. P. 1955. Tradições histórico-lendárias dos Kashuyana e Kahuyana. Revista do Museu Paulista 9: 203-233.
Frikel, G. P. 1957. Zur linguistisch-ethnologischen Gliederung der Indianerstämmevon Nord-Pará (Brasilien) und den anliegenden Gebieten. Anthropos 52: 509 563.
Gillin, J.1948.Tribes of the Guianas and the left Amazon tributaries. In: The Tropical forest tribes.Smithsonian Institution, Washington, Part 5, 799 860.
Hilbert, P.P. 1955. A cerâmica arqueológica da região de Oriximiná. Instituto de Antropologia e Etnologia do Pará, Belém.
Kruse, A.1955.Purá, das höchste Wesen der Arikéna. Anthropos 50: 404-416.
Speiser, F.1926. Im Düster des brasilianischen Urwalds. Strecker und Schröder Verlag, Stuttgart.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Direitos compartilhados entre autor e revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.