Interfaces entre Arqueologia, Museologia e Educação: a experiência do CEOM/Unochapecó em relação ao patrimônio arqueológico do Oeste Catarinense

Autores

  • Mirian Carbonera Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina
  • Denise Adriana Argenta Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
  • André Luiz Onghero Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina
  • Aline Bertoncello Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina
  • Josiane Roza de Oliveira Arquivo Público do Estado de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1491-014X

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2022.188235

Palavras-chave:

Museu, Patrimônio arqueológico, Comunicação museológica, Curadoria, Museologia

Resumo

O artigo apresenta a trajetória do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM), espaço de pesquisa, salvaguarda e difusão do patrimônio arqueológico regional. Criado e mantido pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), com sede na cidade de Chapecó, estado de Santa Catarina. Iniciamos com o histórico da atuação do CEOM, desde sua criação, nos anos 1980, até os dias atuais, enfatizando a consolidação do Núcleo de Pesquisa Arqueológica e do Setor Educativo. Abordamos a expansão das atividades de pesquisa, comunicação, ação educativa e destacamos a importância das parcerias e de uma equipe especializada e diversificada para dar conta dos objetivos do Centro. As fontes utilizadas foram os documentos e projetos realizados ao longo de suas três décadas de atuação. Os principais desafios identificados foram a busca por recursos financeiros para a realização e manutenção das ações de pesquisa, documentação, conservação e comunicação do acervo, e a definição de um espaço físico próprio para a realização das suas atividades. Por outro lado, a partir da análise, ficou evidente a importância de instituições como o CEOM, as quais mantêm atividades sistemáticas e são consideradas referência pela comunidade em ações de preservação de bens culturais, com destaque, neste trabalho, para os bens de natureza arqueológica. A principal conclusão é que as atividades de pesquisa, salvaguarda e extroversão do conhecimento para a proteção do patrimônio arqueológico são indissociáveis, de longo prazo e requerem continuidade, parceria com a comunidade e associação entre diferentes agentes e instituições para a efetiva consolidação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mirian Carbonera, Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

    Possui graduação em História pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e responsável pelo CEOM, ambos na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). É professora colaboradora no Mestrado em História da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Arqueologia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, patrimônio cultural, povoamento pré-colonial.

  • Denise Adriana Argenta, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

    Doutora em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2018). Museóloga do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (2022). Atuou como Coordenadora Pedagógica do Projeto Escola do Museu Naval - RJ (2018-2019). Pesquisadora da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ) (2000-2019). Mestra em Patrimônio Cultural, pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2011) e graduada em filosofia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Foi Conselheira titular da Setorial de Patrimônio Material do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) do Ministério da Cultura (2015-2017). Coordenou o programa de Difusão Cultural e Museológica do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/UNOCHAPECÓ) (2009-2014). Foi membro do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), representando a região Museológica Oeste Catarinense (2012-2013). Conselheira Suplente do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura, para a Setorial de Patrimônio Material (2012-2014) e Conselheira da Setorial de Patrimônio Cultural do Conselho Municipal de Política Cultural de Chapecó-SC (2011-2013).

  • André Luiz Onghero, Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

    Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001), especialização em História, Cidade, Cultura e Poder pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente, é historiador do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

  • Aline Bertoncello, Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

    Doutoranda e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Especialista em Arqueologia e Patrimônio pela Pontifícia Universidade Católica - RS e Graduada em História/licenciatura plena pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. É Técnica em Educação Patrimonial e atualmente está responsável pela gestão do acervo do Núcleo de Estudos Etnológicos e Arqueológicos do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM) - Unochapecó; Coordenou a Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina entre os anos de 2019 a 2022. Participa do Grupo de Pesquisa Sociedade, cultura e ambiente da Unochapecó.

  • Josiane Roza de Oliveira, Arquivo Público do Estado de São Paulo

    Graduação em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó (1995), Especialização em Geografia Regional pela Unoesc - Chapecó (1997), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorado em História da Ciência e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz (2011). Foi historiógrafa e coordenadora do CEOM - Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, programa permanente de extensão da Unochapecó (2000-2006); Editora das publicações: "Cadernos do CEOM"; Coleção "Série Documento"; Coleção "História e Patrimônio", Coleção "Histórias Locais". Foi presidente da Fundação Cultural de Chapecó (2003); Presidente do Conselho Editorial da Editora Universitária Argos (2004), Pesquisadora Visitante da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz entre os anos de 2012 e 2013. Foi diretora do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, do Instituto Butantan de 2013 a 2017. Atualmente é pesquisadora e consultora em História e Patrimônio Cultural e editora na Editora Tucum. Áreas de atuação: Patrimônio Cultural, Museus históricos, Historiografia Brasileira, Arquivo e documentação histórica, Memória, História Oral, Divulgação da História e Gestão Cultural. Tem especial interesse nas interfaces entre história, memória e patrimônio cultural.

Referências

Beschoren, M. 1989 [1889]. Impressões de viagem na província do Rio Grande do Sul (1875-1887). Do original “Beiträge... (1875-1887), de Maximiliano Beschoren”. Tradução de Ernestine Marie Bergmann e Wiro Rauber. Porto Alegre: Martins Livraria.

Bolaños, M. 2002. La memoria del mundo: cien años de museologia 1900-2000. Espanha: Ediciones Trea.

Campos, Í. 1987. Os colonos do rio Uruguai: relações entre pequena produção e agroindústria no Oeste Catarinense. 1987. 369 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande.

Carbonera, M. 2006. Assim se fazia arqueologia: entrevista com o arqueólogo Pedro Ignácio Schmitz. Cadernos do CEOM, n. 19, p. 372-393.

Carbonera, M. 2008. A tradição Tupiguarani no Alto Uruguai: estudando o Acervo Marilandi Goulart. São Leopoldo. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Carbonera, M. 2011. As pesquisas arqueológicas entre o final do século XIX e o início do século XXI. In: Carbonera, Mirian; Schmitz, Pedro Ignácio. Antes do Oeste Catarinense: arqueologia dos povos indígenas. Chapecó: Argos. p. 17-45.

Carbonera, M; Pansera, E. A. 2015. Histórias da pré-história: educação patrimonial entre os vales dos rios Irani e Chapecó. In: Maraschin, Maria Lucia Marocco; Camargo, César da Silva (Orgs.). Extensão Universitária: reflexões acadêmicas. Chapecó: Argos, p. 149-159.

Carbonera, M.; Onghero, A.; Argenta, D. 2013. O Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina e o trabalho com o patrimônio arqueológico: possibilidades e desafios. Cadernos do CEOM: Patrimônio, memória e identidade, n. 38, Chapecó, p. 117-130.

Carbonera, M.; Onghero, A. L.; Salini, A. M; Rocha, D. S.; Argenta, D. A. 2017. O trabalho com os bens culturais: a atuação do CEOM/Unochapecó no Oeste Catarinense. In: Paim, E. A.; Guimarães, M. de F. (Org.). Educar em tempos e espaços que se cruzam (ruas, escolas, museus e arquivos). Florianópolis: NUP, CED/ UFSC. p. 155-168.

Carbonera, M.; Bertoncello, A.; Onghero, A. L.; Argenta, D.; Ghizzo, I.; Lima, D. de. 2018. O patrimônio arqueológico em diálogo com a educação básica: projetos educativos do CEOM/Unochapecó no oeste catarinense. In: Campos, J. B.; Rodrigues, M. H. da S. G.; Santos, M. C. P. (Orgs.). Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: educação contextualizada – Arqueologia e diversidade (volume III). Criciúma: Ediunesc. p. 95-113.

Carbonera, M.; Lourdeau, A.; Santos, M. C. P. (Orgs.). 2017. Missão franco-brasileira Povoamentos pré-históricos do alto rio Uruguai: Relatório científico parcial 4/2017. Chapecó: [s. n.]. 147 p. Processo Nº 01510.000926/2013-31.

Carbonera, M.; Onghero, A. (Orgs.). 2020. A Fundeste e o ensino superior no oeste catarinense: 50 anos de história. Chapecó: Argos.

Carbonera, M.; Loponte, D. Rediscovery and Management of Archaeological Sites at the Highlands and West of Santa Catarina State, Brazil. No prelo.

Carbonera, M.; Loponte, D. 2015. Promovendo a gestão e a difusão do patrimônio arqueológico: as primeiras ações do projeto binacional Arqueologia da Floresta Atlântica Meridional Sul Americana. In: Arqueologia pública e patrimônio: questões atuais. Criciúma: UNESC, p. 313-326.

Centrais Elétricas do Sul do Brasil. 1978. Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai: Estudo de Inventário Hidroenergético. Florianópolis: [S.l.: s.n.].

Cardona, F. X. H. 2011. Museografía didáctica. In: Mestre, J. S.; Antolí, N. S. (Coords.). Museografía didáctica. Barcelona: Ariel. p. 23-61.

Chagas, M. S.; Pires, V. S. 2018. Território, museus e sociedades: práticas, poéticas e políticas na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Unirio; Brasília: Instituto Brasileiro de Museus.

D’Angelis, W. da R. 1995. Para uma História dos Índios do Oeste Catarinense. Cadernos do CEOM, n. 1-8(10), p.141-220.

Desvallées, A.; Mairesse, F. 2013. Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura.

Ferron, F. M.; Arruda, M. A. do N. 2019. Cultura e política: a criação do Ministério da Cultura na redemocratização do Brasil. Tempo Social, 31(1), 173-193. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.144335

Goulart, M. (Org.). 1985. Levantamento de sítios arqueológicos Barragem de Itapiranga/SC. Florianópolis.

Goulart, M. (Coord.). 1987. A Pré-História da Volta do Uvá-SC/RS: Barragem Itá. Florianópolis: UFSC/ELETROSUL.

Goulart, M. (Coord.). 1988. Síntese da situação atual das pesquisas: Barragem de Itá - SC/RS. Florianópolis: UFSC/ELETROSUL.

Goulart, M. 1995. Projeto Salvamento Arqueológico Uruguai: Cadastro de Sítios Arqueológicos, Volume I.

Goulart, M. (Coord.). 1997. Introdução. In: Projeto Salvamento Arqueológico do Uruguai, Volume I. Itajaí: UNIVALI.

ICOM – International Council of Museums. Código de Ética. ICOM-BR; ICOM-Portugal, 2009. Disponível em: www.icom.org.br. Acesso jan.2017.

Jornal La Nación. 2015 ¿Qué es hoy un museo? De los objetos a las experiencias. Buenos Aires, 30/08/2015. Disponível em: http://www.lanacion.com.ar/1822809-que-es-hoy-un-museo-de-los-objetos-a-las-experiencias (acesso em dez.2016).

Le Goff, J. 1990. História e memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP.

Loponte, D.; Carbonera, M. 2013. Arqueologia sem fronteiras: projeto de cooperação binacional para o estudo arqueológico da província de Misiones (Argentina) e oeste de Santa Catarina (Brasil). Revista Memorare, v.1, n.1, p. 43-49.

Marcon, T. 2003. Memória, História e Cultura. Chapecó: Argos.

Museu de Ciência e Tecnologia. 2001. Salvamento Arqueológico em áreas do futuro reservatório da UHE Machadinho (Fase III): Relatório Técnico. Porto Alegre: PUCRS.

Nora, P. 1993. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, n. 10, p. 7-28.

Oliveira, G. 2013. O museu como um instrumento de reflexão social. MIDAS [Online], 2 | publicado em: 01 abril 2013. Disponível em: http://journals.openedition.org/midas/222 (Acesso em 01 abril 2021).

Oliveira, J. R.; Carbonera, M. 2002. Entre política pública e universitária: 20 anos de IPHAN e CEOM em Santa Catarina. Revista de Arqueologia, n.1, vol. 2, p.85-98.

Oliveira, L. L. 2014. A cultura como campo de inovações organizacionais. Interseções, v.16 n. 1, p. 90-110.

Onghero, A. L.; Carbonera, M.; Salini, A. M.; Bertoncello, A. 2018. Pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio cultural: três décadas de atuação do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina. In: Rodrigues, L. B. S.; Caovilla, M. A. L. (Orgs.). A extensão e a pesquisa [recurso eletrônico]: um caminho de mão dupla entre comunidade e universidade. Chapecó: Argos, p. 53-74.

Ortiz, H. B. D. 1988. Síntese Pré-histórica do oeste catarinense. Caderno do Centro de Organização da Memória Sócio-Cultural do Oeste de Santa Catarina, n. 4(1-2), p. 18-72.

Paim, E. A. 2006. CEOM: 20 anos de memórias de um centro de memória. Cadernos do CEOM, n. 19, p. 18-35.

Piazza, W. 1969. Notícia Arqueológica do Vale do Uruguai. Publicações avulsas do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPGE, Belém, n. 10, p. 55-74.

Piazza, W. 1971. Dados Complementares à Arqueologia do Vale do Rio Uruguai. Publicações avulsas do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPGE, Belém, n. 15, p. 71-86.

Poli, O. L. 2008. Leituras em movimentos sociais. 2. ed. rev. Chapecó: Argos.

Poli, O. L. 2020. As comunitárias em tempos de incertezas: apontamentos sobre as possibilidades de futuro das instituições comunitárias. In: Carbonera, M.; Onghero, A. (Orgs). A Fundeste e o ensino superior no oeste catarinense: 50 anos de história. Chapecó: Argos. p.113-132.

Ramos, F. R. L. 2004. A danação do objeto: o museu no Ensino de História. Chapecó: Argos.

Reis, M. J. 2007. A problemática arqueológica das estruturas subterrâneas no planalto catarinense. Erechim: Habilis.

Renk, A. 1997. A luta da erva: um ofício étnico da nação brasileira no oeste catarinense. Chapecó: Grifos.

Renk, A. 2004. Narrativas da Diferença. Chapecó: Argos.

Rivière, G. H. 1985. Definición evolutiva del Ecomuseo. Museum, n. 148, vol. XXXVII.

Rivière, G. H. 1989. La museologie. Paris: Dunod.

Rohr, J. A. 1966. Os sítios arqueológicos do Município de Itapiranga. Pesquisas, Antropologia, São Leopoldo, n. 15, p. 21-60.

Rohr, J. A. 1984. Os sítios arqueológicos de Santa Catarina. Anais do Museu de Antropologia da UFSC, n. 17, p.77-168.

Rossetto, S. 1986. Apresentação. Caderno do Centro de Organização da Memória Sócio-Cultural do Oeste de Santa Catarina, n. 1(1), p. 4-7.

Sampaio, A. B.; Mendonça, E. de C. 2018. Democracia cultural, museu e patrimônio: relações para a garantia dos direitos culturais. e-cadernos CES, n. 30, p. 14-38. Doi:10.4000/eces.3674

Schmitz, P. I. 1957. Um paradeiro Guarani no Alto Uruguai. Pesquisas, Antropologia, n. 1, p. 122-142.

Schmitz, P. I. 1978. Trabalho de Salvamento Arqueológico nos locais das Represas do Alto Uruguai, RS/SC. In: Centrais Elétricas do Sul do Brasil. Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai: Estudo de Inventário Hidroenergético. Apêndice IV e V. Florianópolis: ELETROSUL.

Zacharias, M.P. (Jornal La Nación). 2015. ¿Qué es hoy un museo? De los objetos a las experiencias. Disponível em: https://bit.ly/3DTgDXg. Acesso em: 17/12/2016.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Como Citar

CARBONERA, Mirian; ARGENTA, Denise Adriana; ONGHERO, André Luiz; BERTONCELLO, Aline; OLIVEIRA, Josiane Roza de. Interfaces entre Arqueologia, Museologia e Educação: a experiência do CEOM/Unochapecó em relação ao patrimônio arqueológico do Oeste Catarinense. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 39, p. 6–26, 2022. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2022.188235. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/188235.. Acesso em: 24 abr. 2024.