Peixes, constelações e Jurupari: a pequena enciclopédia amazônica de Stradelli
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2004.89694Palavras-chave:
Amazônia, Rio Negro, Culturas indígenas, Jurupari, Agricultura, Música, Astronomia.Resumo
Além de ser um valioso testemunho da importância do nheengatu na história da cultura brasileira, o Vocabulário Português Nheengatu - Nheengatu Português de Ermano Stradelli pode ser lido e consultado como uma enciclopédia da cultura amazônica, isto é, como uma fonte ainda atual de informações sobre a complexidade da vida na grande floresta. Tal complexidade é aparente na abundância de verbetes dedicados à pesca e à caça, por exemplo, mas também nos comentários – às vezes um tanto pessoais – de Stradelli sobre as culturas indígenas, e sobretudo nas descrições mais aprofundados de certos fenômenos, como é o caso do jurupari. A partir da comparação dos verbetes que tratam das tradições do jurupari no Vocabulário com as “lendas” incluídas no apêndice, e com a Lenda do Jurupari publicada três décadas antes pelo mesmo Stradelli, pode-se compreender melhor os significados sociais e astronômicos desse fenômeno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2004-12-09
Como Citar
Brotherston, G., & Sá, L. (2004). Peixes, constelações e Jurupari: a pequena enciclopédia amazônica de Stradelli. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (14), 345-358. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2004.89694
Edição
Seção
Estudos bibliográficos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.