“Teoria da Restauração de Brandi”: uma abordagem para objetos artísticos, arqueológicos e etnográficos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2006.89725Palavras-chave:
Conservação e restauração de objetos arqueológicos e etnográficos, Teoria da restauração, Arte contemporânea, arqueologia e etnologiaResumo
A teoria da restauração de Brandi foi redigida baseada em dois princípios fundamentais aplicados especificamente para a obra de arte, um objeto que está submetido a um ponto de vista de um juízo crítico de excepcionalidade, dentre todos os demais objetos produzidos pelo ser humano. A arte contemporânea colocou em dúvida todas as possibilidades de definição do que é uma obra de arte. Este artigo, além de refletir sobre o contexto contemporâneo, procura verificar a possibilidade de aplicar essa teoria para o uso da palavra “restauração” para os objetos arqueológicos e etnográficos, colocando-os, dentro do contexto museológico, na mesma perspectiva da obra de arte.Downloads
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Publicado
2006-12-14
Edição
Seção
Estudos de Arqueoacústica e usos de tecnologias digitais
Licença
Copyright (c) 2006 Gedley Belchior Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Como Citar
BRAGA, Gedley Belchior. “Teoria da Restauração de Brandi”: uma abordagem para objetos artísticos, arqueológicos e etnográficos. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 15-16, p. 337–346, 2006. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2006.89725. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/89725.. Acesso em: 6 out. 2024.