Uma Fisiologia da Paisagem: Locomoção, GIS e Sites Catchment. Uma Nova Perspectiva

Autores

  • José Roberto Pellini Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2007.89755

Palavras-chave:

Site Catchment, Locomoção, GIS

Resumo

Locomoção e distância são elementos essenciais da vida humana. Mas a despeito de sua importância estes conceitos têm sido tratados de maneira simplista pela arqueologia, principalmente no que se refere às Analises de Site Catchment. Os modelos mais tradicionais de Site Catchment tratam o espaço como um elemento cartesiano neutro dissociado de seu conteúdo social. Nos últimos anos o uso do GIS tem permitido a determinação de Site Catchments de maneira mais realista, principalmente ao considerar fatores fisiológicos e elementos de percepção na modelagem dos territórios de exploração. A proposta deste artigo é apresentar um exemplo do uso destes novos modelos e testar sua validade como método de interpretação.

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Biografia do Autor

  • José Roberto Pellini, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
    Pós-doutorado. Museu de Arqueologia e Etnologia

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Publicado

2007-12-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PELLINI, José Roberto. Uma Fisiologia da Paisagem: Locomoção, GIS e Sites Catchment. Uma Nova Perspectiva. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 17, p. 23–37, 2007. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2007.89755. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/89755.. Acesso em: 23 abr. 2024.