Rotas seculares e monastérios talhados na rocha: a retórica da paisagem sagrada budista na costa oeste da Índia Antiga
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2007.89756Palavras-chave:
Retórica da Paisagem, Grutas budistas, Política, Economia, Índia AntigaResumo
O artigo discute, a partir do levantamento de campo realizado entre 2004 e 2005, o desenvolvimento e interação da paisagem sagrada budista na região do Deccan e Konkan. Centenas de grutas talhadas na rocha se desenvolveram ao longo das antigas rotas comerciais que interligavam a costa oeste do estado de Maharashtra, elas funcionam como marcos espaciais na paisagem permitindo determinar essas vias de acesso entre o litoral e o planalto. O crescimento ininterrupto e recorrência desses conjuntos monásticos ao longo de um milênio são trabalhados a partir de uma perspectiva da retórica da paisagem sagrada. Essa abordagem possibilita compreender a interação e a dinâmica que permeou as esferas política, econômica e religiosa budista nessa área geográfica da Índia Antiga.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-03
Como Citar
Aldrovandi, C. E. V. (2007). Rotas seculares e monastérios talhados na rocha: a retórica da paisagem sagrada budista na costa oeste da Índia Antiga. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (17), 39-67. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2007.89756
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.