Um modelo de ocupação regional Guarani no sul do Brasil

Autores

  • Rafael Guedes Milheira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2008.89827

Palavras-chave:

Arqueologia Guarani, Arqueologia regional, Sistema de assentamento, Território de domínio, Organização social

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de arqueologia regional, buscando entender as relações sistêmicas de ocupação Guarani na margem sudoeste da Laguna dos Patos e a Serra do Sudeste - RS. A partir de uma abordagem regional e levando em consideração as condições locais de conservação, este estudo foca na distribuição regional de sítios, suas estruturas internas e conjuntos artefatuais. Para entender padrões de ocupação territorial e distribuição do assentamento arqueológico, a sistematização das análises tecno-tipológicas, a composição dos sítios arqueológicos e as informações etnográficas e etnohistóricas permitiram constituir um panorama histórico de longa duração, revelando estratégias de manutenção de redes sociais Guarani e contatos inter-culturais num domínio de território que se articula entre os distintos estratos ambientais da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Guedes Milheira, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE–USP). Pesquisador associado ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ–UFPel).

Downloads

Publicado

2008-12-09

Como Citar

Milheira, R. G. (2008). Um modelo de ocupação regional Guarani no sul do Brasil. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (18), 19-46. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2008.89827

Edição

Seção

Artigos