O outro lado do paraíso: novos dados e reflexões sobre violência entre pescadores-coletores pré-coloniais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2008.89830Palavras-chave:
Traumas agudos, Violência, Populações costeiras, Eventos climáticosResumo
São raros os estudos sobre traumas agudos e violência entre grupos pré-coloniais litorâneos brasileiros. Dificuldades devido a fatores tafonômicos e metodológicos, além da inexistência de dados iconográficos, são as principais causas da escassez de pesquisas sobre o tema. Diante deste cenário, este artigo vem contribuir com novos dados sobre violência entre pescadores-coletores do sul, apontando para um aumento dos episódios de agressão em relação ao período de ocupação da costa pelos construtores de sambaquis. Finalmente, é proposto o desenvolvimento de novas abordagens para o entendimento deste fenômeno, conjugando-se eventos climáticos e contextos sócio-econômicos específicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-09
Como Citar
Lessa, A., & Scherer, L. Z. (2008). O outro lado do paraíso: novos dados e reflexões sobre violência entre pescadores-coletores pré-coloniais. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (18), 89-100. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2008.89830
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).