Sea mammals in archaeological sites on the southern coast of Brazil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2008.89831Palavras-chave:
Mamíferos marinhos, Zooarqueologia, OssosResumo
Foram avaliados restos faunísticos de 11 sítios arqueológicos do litoral centro-norte de Santa Catarina, sul do Brasil, com datações variando entre 5000 e 1000 A.P. Apesar de os sítios arqueológicos apresentarem ocupações humanas de cultura material diferenciada, a diversidade de espécies de mamíferos marinhos foi semelhante entre eles. Foram diagnosticadas três espécies de pinípedes e nove de cetáceos. As estruturas que mais contribuíram para a identificação das espécies foram o complexo periótico-timpânico, os dentes, os crânios e os ossos dos membros. A quantificação das peças de mamíferos marinhos sugere uma abordagem mais cautelosa na caracterização das atividades humanas pré-coloniais, pois estes grupos culturais podem ter utilizado lobos-marinhos, baleias e golfinhos com maior freqüência do que imaginado, além de indicarem a presença de habilidades náuticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-09
Como Citar
Castilho, P. V. de, & Lopes, P. C. S. (2008). Sea mammals in archaeological sites on the southern coast of Brazil. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (18), 101-113. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2008.89831
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).