‘Prestation Economy’: a model for Late Bronze Age and Early Iron Age burial deposition in Central-Western Europe
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2008.89833Palavras-chave:
Idade do Ferro Européia, Ritualização, Economia Política, Enterramentos, Depósitos funeráriosResumo
Desde os anos de 1970, enterramentos ricos como aqueles de Vix e Hochdorf têm sido analisados como ícones de um fenômeno pan-regional – a emergência de Estados tradicionais, a qual é largamente sustentada pelo impacto de sua interação com as sociedades mediterrâneas. Contudo, nas últimas duas décadas, tem havido uma crítica significativa a um tal modelo interpretativo. No seio desse debate, o presente artigo afirma que o registro arqueológico fornece evidência de que depósitos rituais (também e juntamente com outras formas de dom e contra-dom) constituíam parte significativa do que podemos chamar “economia de prestações”. A fim de tal demonstrar, este artigo analisa os enterramentos e respectivos depósitos funerários das regiões de quatro “centros principescos” (Fürstensitze) – a saber: Bourges, Châtillon-sur-Glâne, Mont Lassois e Hohenasperg.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-09
Como Citar
Tacla, A. B. (2008). ‘Prestation Economy’: a model for Late Bronze Age and Early Iron Age burial deposition in Central-Western Europe. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (18), 133-153. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2008.89833
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).