Apontamentos sobre a atribuição de vasos áticos: a produção do Pintor de Gela
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89887Palavras-chave:
Cerâmica ática, Figuras negras, Pintor de Gela, AtribuiçãoResumo
No início do século XX, J. D. Beazley lançou as bases definitivas para a metodologia de atribuição de vasos áticos. Ao longo dos anos, os vasos cerâmicos foram ligados a mãos de artistas nomeados convencionalmente, como o Pintor de Gela, um artista ático que operou em Atenas entre fins do século VI e meados do V a.C., assim batizado porque a maior parte de seus vasos foi encontrada na Sicília, especialmente em Gela. A este Pintor foram ligados mais de 350 vasos, atribuídos de diversas maneiras à sua mão, à sua maneira ou à sua oficina. Porém, algumas dessas atribuições se apresentaram imprecisas ou, de fato, equivocadas. Procuramos sistematizá-las e corrigi-las a fim de compreendermos a produção deste artista de maneira completa, inserido no contexto da produção cerâmica ática de seu período.Downloads
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Publicado
2009-12-17
Como Citar
Dias, C. K. B. (2009). Apontamentos sobre a atribuição de vasos áticos: a produção do Pintor de Gela. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (19), 235-255. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89887
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Artigos
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