Estudo de cerâmicas do sítio arqueológico Água Limpa (SP) empregando um equipamento portátil de EDXRF
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89944Palavras-chave:
Fluorescência de Raios X, Cerâmica, Análise não destrutivaResumo
O objetivo deste artigo é identificar os elementos químicos presentes em fragmentos cerâmicos do sítio Água Limpa, e associá-los a vários fatores como tecnologia de produção, pigmentação e proveniência. Foi realizada uma análise por Fluorescência de Raios X com Dispersão em Energia (EDXRF) de um conjunto significativo de amostras cerâmicas. A análise é rápida, não destrutiva e sem preparação de amostra. Foram quantificados Ca, Ti, Fe, Mn, An, Rb e Zr, possibilitando caracterizar a composição da pasta cerâmica e os elementos chave da pasta empregada nas pigmentações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-09
Como Citar
Melquiades, F. L., Appoloni, C. R., Bélo, T. P., & Alves, M. A. (2010). Estudo de cerâmicas do sítio arqueológico Água Limpa (SP) empregando um equipamento portátil de EDXRF. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (20), 393-401. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89944
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).