Cerâmicas da Tradição Borda Incisa/Barrancóide na Amazônia Central

Autores

  • Helena Pinto Lima Universidade Federal do Amazonas. Museu Amazônico. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
  • Eduardo Góes Neves Universidade de São Paulo (MAE-USP). Museu de Arqueologia e Etnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2011.89974

Palavras-chave:

Arqueologia amazônica, Cerâmicas arqueológicas, Cronologia, Amazônia Central

Resumo

A sequência crono-estilística ligada à variabilidade cerâmica na Amazônia central tem sido foco de debates há tempos. Algumas hipóteses clássicas sobre a ocupação humana na área são agora reavaliadas através de uma ampla gama de dados empíricos aliada a um novo corpus teórico-analítico. Este artigo apresenta parte dos resultados das análises cerâmicas levadas a cabo por uma pesquisa de doutorado no âmbito do Projeto Amazônia Central (MAEUSP). Os dados aqui apresentados apontam maneiras de se reacessar o uso de conceitos caros à arqueologia brasileira, como as fases e tradições, sob uma perspectiva diferenciada. Na área de confluência dos rios Negro e Solimões, tais conceitos permitiram a construção de uma cronologia de ocupação baseada no entendimento das relações existentes entre as fases Açutuba, Manacapuru e Paredão, relacionadas à Tradição Borda Incisa/Barrancóide da Amazônia.

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Publicado

2011-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LIMA, Helena Pinto; NEVES, Eduardo Góes. Cerâmicas da Tradição Borda Incisa/Barrancóide na Amazônia Central. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 21, p. 205–230, 2011. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2011.89974. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/89974.. Acesso em: 8 out. 2024.