Arqueologia colaborativa não é o fim

Autores

  • Chip Colwell Wenner-Gren Foundation
  • Rafael de Almeida Lopes Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE/USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2020.163597

Palavras-chave:

colaboração, igualdade, método científico

Resumo

Há mais de um século atrás a arqueologia científica estava presa nas teias do colonialismo. Ao redor do globo, nações extraiam recursos culturais de locais distantes – mais frequentemente em comunidades indígenas – para tecer histórias, construir museus, e arrecadar prestígio e poder para acadêmicos e suas instituições. Nos anos setenta, ativistas indígenas e seus aliados começaram a criticar esse modelo e a propor alternativas que empoderavam comunidades locais para controlar seu próprio patrimônio. Uma das ideias mais importantes desse movimento foi a de arqueologia colaborativa, que defende um compartilhamento equiparado do passado entre cientistas e membros das comunidades. A colaboração gerou novas possibilidades radicais para a arqueologia. Entretanto, chegamos a um momento importante, no qual temos que considerar como a colaboração corre o risco de reforçar estruturas de poder colonialistas, quando é praticada como um meio e não como um fim. Colaboração em arqueologia não é uma solução para o colonialismo, mas uma ferramenta que comunidades e acadêmicos podem usar para concretizar a busca da disciplina por um futuro pós-colonial.

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Biografia do Autor

  • Chip Colwell, Wenner-Gren Foundation

    Chip Colwell é o editor-chefe fundador da SAPIENS, uma revista on-line sobre pensamento antropológico e descobertas para o público em geral, e serve como co-anfitrião do Podcast SAPIENS. Ele recebeu seu PhD da Universidade de Indiana e foi o curador sênior de antropologia no Denver Museum of Nature & Science por 12 anos. Ele já teve bolsas de estudo na American Academy of Arts & Sciences, Rockefeller Foundation e J. William Fulbright Program.

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Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Palestras, Conferências, Mesas Redondas

Como Citar

Arqueologia colaborativa não é o fim. (2020). Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, 34(34), 41-47. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2020.163597