Apontamentos sobre a atribuição de vasos áticos: a produção do Pintor de Gela

Autores

  • Carolina Kesser Barcellos Dias Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89887

Palavras-chave:

Cerâmica ática, Figuras negras, Pintor de Gela, Atribuição

Resumo

No início do século XX, J. D. Beazley lançou as bases definitivas para a metodologia de atribuição de vasos áticos. Ao longo dos anos, os vasos cerâmicos foram ligados a mãos de artistas nomeados convencionalmente, como o Pintor de Gela, um artista ático que operou em Atenas entre fins do século VI e meados do V a.C., assim batizado porque a maior parte de seus vasos foi encontrada na Sicília, especialmente em Gela. A este Pintor foram ligados mais de 350 vasos, atribuídos de diversas maneiras à sua mão, à sua maneira ou à sua oficina. Porém, algumas dessas atribuições se apresentaram imprecisas ou, de fato, equivocadas. Procuramos sistematizá-las e corrigi-las a fim de compreendermos a produção deste artista de maneira completa, inserido no contexto da produção cerâmica ática de seu período.

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Biografia do Autor

  • Carolina Kesser Barcellos Dias, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

    Doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia
    e Etnologia da Universidade de São Paulo

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Publicado

2009-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIAS, Carolina Kesser Barcellos. Apontamentos sobre a atribuição de vasos áticos: a produção do Pintor de Gela. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 19, p. 235–255, 2009. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89887. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/89887.. Acesso em: 19 abr. 2024.