Notas discursivas diante das máscaras africanas

Autores

  • Marta Heloísa Leuba Salum Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1996.109263

Palavras-chave:

Arte africana, estilística - Arte africana, tipologia - Antropologia - Escultura - Estética - Etnografia africana - História da arte - Máscaras, etnografia - Museus, coleções africanas.

Resumo

Procuramos aqui discutir algumas idéias e conceitos correntes na abordagem de máscaras africanas em catálogos e exposições. Fora de seu contexto de origem, e integradas no universo das coleções, o que significam “máscaras-antílope”, “máscaras representando um ser mítico”? Como poderíamos, em poucas palavras, explicar o que é “máscara ancestral”? Refletindo sobre isso numa perspectiva estético-antropológica, e na de quem as vê pela primeira vez, apresentamos vinte máscaras de madeira provenientes da África do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, inéditas em sua grande maioria.

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Publicado

1996-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SALUM, Marta Heloísa Leuba. Notas discursivas diante das máscaras africanas. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 6, p. 233–253, 1996. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.1996.109263. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/109263.. Acesso em: 18 abr. 2024.