A Graduação em Arqueologia na UFPel: um currículo na interface entre Arqueologia e Antropologia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89877Palavras-chave:
Bacharelado em Arqueologia, Antropologia, Formação Profissional, MultivocalidadeResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o currículo do novo curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas, criado em 2008, focado na relação com a Antropologia. A primeira parte do artigo trata do contexto histórico da relação teórica e conceitual entre a Antropologia e a Arqueologia. Finaliza esta abordagem histórica avaliando o impacto da globalização sobre o pensamento e práticas arqueológicos. A segunda parte do artigo trata do currículo, apresentando como os conceitos que permeiam o perfil do curso, bem como o impacto da globalização sobre o saber arqueológico, articulam-se nos quatro eixos estruturantes da formação em arqueologia proposta: eixo teórico, diacrônico, metodológico e patrimonial. O texto é encerrado indicando o compromisso do curso com o conceito de multivocalidade (Trigger) e com o diálogo com outras instituições, visando a aprimorar a formação profissional dos arqueólogos em nosso país.Downloads
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Publicado
2009-12-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2009 Lúcio Menezes Ferreira, Fábio Vergara Cerqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Como Citar
FERREIRA, Lúcio Menezes; CERQUEIRA, Fábio Vergara. A Graduação em Arqueologia na UFPel: um currículo na interface entre Arqueologia e Antropologia. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 19, p. 79–86, 2009. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89877. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/89877.. Acesso em: 23 abr. 2024.