Crianças, aprendizes, impropriedades ou inabilidades: os acidentes de lascamento das indústrias líticas do Brasil Central (exemplo do norte do estado de Minas Gerais)

Autores

  • Maria Jacqueline Rodet Departamento de Antropologia e Sociologia da UFMG.
  • Déborah Duarte-Talim Museu de História Natural da UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2013.106794

Palavras-chave:

Tecnologia lítica, Crianças, Savoir-faire, Brasil Central

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar alguns acidentes de lascamento encontrados em coleções líticas do Brasil Central. Os mesmos estão ligados à qualidade das matérias-primas, à ausência de destreza na realização das técnicas de lascamento, à presença de aprendizes entre os lascadores mais competentes. A fabricação de instrumentos relaciona-se a imagens mentais de ordem cultural e se faz pela sucessão de gestos rápidos, não controláveis visualmente.
Eles devem, portanto, ser programados, o que demanda uma longa aprendizagem antes que os mesmos sejam assimilados e realizados de forma inconsciente. O estudo é baseando em análises de coleções a partir de conceitos e autores da Escola Francesa. A partir dos resultados obtidos, propomos uma reflexão sobre o lugar do lascamento e das indústrias líticas nessas sociedades.

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Biografia do Autor

  • Maria Jacqueline Rodet, Departamento de Antropologia e Sociologia da UFMG.

    Professora do Departamento de Antropologia e Sociologia da UFMG.

     

  • Déborah Duarte-Talim, Museu de História Natural da UFMG.

    Pesquisadora Colaboradora do Museu de História Natural da UFMG.

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Publicado

2013-12-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RODET, Maria Jacqueline; DUARTE-TALIM, Déborah. Crianças, aprendizes, impropriedades ou inabilidades: os acidentes de lascamento das indústrias líticas do Brasil Central (exemplo do norte do estado de Minas Gerais). Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 23, p. 129–138, 2013. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2013.106794. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/106794.. Acesso em: 25 abr. 2024.