Fora das grandes aldeias: o sítio Vereda III e suas informações complementares sobre sistemas de ocupação de grupos portadores de cerâmica associada à tradição Aratu-Sapucaí

Autores

  • Igor Morais Mariano Rodrigues Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional
  • Gilberto G. Gardiman Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2016.137284

Palavras-chave:

Sítio Vereda III, Tradição Aratu-Sapucaí, Análise espacial, Lagoa Santa.

Resumo

Situado em meio a um maciço calcário, em um local escondido na paisagem, ladeado de paredões rochosos e abrigos, o Sítio Vereda III (Região de Lagoa Santa/Minas Gerais) é fruto de uma pretérita ocupação, até então, inusitada para os dados bibliográficos disponíveis sobre grupos cuja cerâmica é atribuída à tradição Aratu-Sapucaí. O sítio apresentou um contexto arqueológico praticamente intacto, aqui interpretado como um refugo de fato de produção e
consumo de objetos e alimentos que, com grandes chances, estavam relacionados a um ou mais festins. Considerando que a tradição ceramista em questão é, na Arqueologia Brasileira, atribuída a grupos indígenas falantes do tronco linguístico Macro-Jê, este trabalho, sucintamente, apresenta uma forma de ocupação distinta daquelas a céu aberto, compreendendo-as como complementares entre si.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Igor Morais Mariano Rodrigues, Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional

    Mestre em Antropologia, área de concentração Arqueologia, PPGAN-UFMG

     

  • Gilberto G. Gardiman, Sem registro de afiliação

    Graduação em Antropologia, habilitação Arqueologia, UFMG; Engenheiro de alimentos, Mestrado em Planificação em Alimentação e Nutrição.

Downloads

Publicado

2016-12-24

Como Citar

RODRIGUES, Igor Morais Mariano; GARDIMAN, Gilberto G. Fora das grandes aldeias: o sítio Vereda III e suas informações complementares sobre sistemas de ocupação de grupos portadores de cerâmica associada à tradição Aratu-Sapucaí. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 27, p. 103–110, 2016. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2016.137284. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/137284.. Acesso em: 18 abr. 2024.