Uma revisão histórica do planejamento do setor elétrico brasileiro

Autores

  • Sonia Seger Pereira Mercedes Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente.
  • Julieta A. P. Rico
  • Liliana de Ysasa Pozzo Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i104p13-36

Palavras-chave:

planejamento energético, segurança do abastecimento, reestruturação setorial, histórico.

Resumo

O setor elétrico brasileiro vem sofrendo sucessivas revisões e reformas nos últimos 30 anos. Ainda que, no discurso, essas reformas sempre visem ao melhor e mais universal atendimento às necessidades da sociedade, na prática, esse resultado nem sempre esteve em primeiro plano. E mesmo sendo um critério prioritário de planejamento, a garantia da segurança do abastecimento foi alterada ao longo dessa sucessão de mudanças no modelo setorial de gestão. Atualmente, em um cenário de planejamento da expansão e da operação de alta complexidade, esse critério ostenta o caráter de particularidade brasileira frente ao cenário internacional, pairando sobre a sociedade uma persistente ameaça de “crise” do serviço de energia elétrica. Nesse contexto, este artigo elabora uma reconstituição histórica do processo de planejamento do setor elétrico em termos da importância da segurança do abastecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Seger Pereira Mercedes, Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente.

membro do corpo técnico do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, colaboradora do grupo de pesquisa Resíduos Sólidos Urbanos e Impactos Socioambientais da FAU-USP e pesquisadora do IEE-USP.

Julieta A. P. Rico

pesquisadora na área de economia dos recursos naturais no tema Renda de Energia Elétrica, dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes.

Liliana de Ysasa Pozzo, Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente.

membro do corpo técnico do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, na Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético, e atua no Serviço Técnico de Planejamento, Análise Econômica e Social e Desenvolvimento de Recursos Energéticos (Paesdre).

Downloads

Publicado

2015-03-05

Como Citar

Mercedes, S. S. P., Rico, J. A. P., & Pozzo, L. de Y. (2015). Uma revisão histórica do planejamento do setor elétrico brasileiro. Revista USP, (104), 13-36. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i104p13-36

Edição

Seção

Dossiê Energia Elétrica