“Tá tranquilo, tá favorável”: a cobertura brasileira dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i108p57-66Palavras-chave:
Jogos Olímpicos, Rio de Janeiro, Pierre Bourdieu, imprensa.Resumo
Os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 parecem ter inaugurado um novo paradigma na organização desse tipo de megaevento – seja pela cobertura midiática, seja pelas soluções que os organizadores locais procuraram divulgar sobre a competição. Talvez motivado por essas questões, o sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) publicou em 1994 o artigo “Os Jogos Olímpicos”, apresentado numa conferência em outubro de 1992 em Berlim (Alemanha). Este texto colocará em perspectiva, tendo em vista a cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, as reflexões de Bourdieu a partir desse e de outros textos em que ele e demais intelectuais europeus colocam em xeque o trabalho da imprensa em torno do esporte.
Downloads
Referências
ALCOBA LOPEZ, Antonio. “Tendências do Jornalismo Esportivo na Visão de Antonio Alcoba Lopez. Entrevista concedida a Marli Hatje”, in Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom, v. 38, n. 2. São Paulo, Intercom, jul.-dez./2015.
BROHM, Jean-Marie. Sociologie politique du sport. Paris, Jean-Pierre Delarge, 1976.
BOURDIEU, Pierre. “Retorno sobre a Televisão”, in Contrafogos – Táticas para Enfrentar a Invasão Neoliberal. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998.
. Sobre a Televisão (Seguido de “A Influência do Jornalismo” e “Os Jogos Olímpicos”). Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1997.
CASCALE Ramos, Antonio; SÁNCHEZ DORADO, Julia. Olimpiadas y Choque de Culturas. Sevilla, Universidad de Sevilla, 2008.
DAYAN, D.; KATZ, E. “Defining Media Events: High Holidays of Mass Communication”, in H. Newcomb (ed.). Television, the Critical View. New York, Oxford University Press, 1994.
HOBSBAWM, Eric. “A Produção em Massa de Tradições: Europa, 1870 a 1914”, in Eric Hobsbawm; Terence Ranger (orgs.). A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.
MORAGAS, Miquel de; “Deporte, Medios de Comunicación y Identidades en la Sociedad Global”, in José Carlos Marques; Osvando J. de Morais. Esportes na Idade Mídia: Diversão, Informação e Educação. São Paulo, Intercom, 2012.
MORAGAS, Miquel de; BOTELLA, Miquel (orgs.). Las Claves del Éxito. Impactos Sociales, Deportivos, Económicos y Comunicativos de Barcelona’92. Barcelona, Universidad Autónoma de Barcelona, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |