“Tá tranquilo, tá favorável”: a cobertura brasileira dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i108p57-66Palavras-chave:
Jogos Olímpicos, Rio de Janeiro, Pierre Bourdieu, imprensa.Resumo
Os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 parecem ter inaugurado um novo paradigma na organização desse tipo de megaevento – seja pela cobertura midiática, seja pelas soluções que os organizadores locais procuraram divulgar sobre a competição. Talvez motivado por essas questões, o sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) publicou em 1994 o artigo “Os Jogos Olímpicos”, apresentado numa conferência em outubro de 1992 em Berlim (Alemanha). Este texto colocará em perspectiva, tendo em vista a cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, as reflexões de Bourdieu a partir desse e de outros textos em que ele e demais intelectuais europeus colocam em xeque o trabalho da imprensa em torno do esporte.
Downloads
Referências
ALCOBA LOPEZ, Antonio. “Tendências do Jornalismo Esportivo na Visão de Antonio Alcoba Lopez. Entrevista concedida a Marli Hatje”, in Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom, v. 38, n. 2. São Paulo, Intercom, jul.-dez./2015.
BROHM, Jean-Marie. Sociologie politique du sport. Paris, Jean-Pierre Delarge, 1976.
BOURDIEU, Pierre. “Retorno sobre a Televisão”, in Contrafogos – Táticas para Enfrentar a Invasão Neoliberal. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998.
. Sobre a Televisão (Seguido de “A Influência do Jornalismo” e “Os Jogos Olímpicos”). Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1997.
CASCALE Ramos, Antonio; SÁNCHEZ DORADO, Julia. Olimpiadas y Choque de Culturas. Sevilla, Universidad de Sevilla, 2008.
DAYAN, D.; KATZ, E. “Defining Media Events: High Holidays of Mass Communication”, in H. Newcomb (ed.). Television, the Critical View. New York, Oxford University Press, 1994.
HOBSBAWM, Eric. “A Produção em Massa de Tradições: Europa, 1870 a 1914”, in Eric Hobsbawm; Terence Ranger (orgs.). A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.
MORAGAS, Miquel de; “Deporte, Medios de Comunicación y Identidades en la Sociedad Global”, in José Carlos Marques; Osvando J. de Morais. Esportes na Idade Mídia: Diversão, Informação e Educação. São Paulo, Intercom, 2012.
MORAGAS, Miquel de; BOTELLA, Miquel (orgs.). Las Claves del Éxito. Impactos Sociales, Deportivos, Económicos y Comunicativos de Barcelona’92. Barcelona, Universidad Autónoma de Barcelona, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |