A arte de compor canções

Autores

  • Luiz Tatit Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Linguística

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i111p11-20

Palavras-chave:

melodia e letra, música e fala, composição de canções, linguagem, sentido

Resumo

Na falta de informações técnicas sobre o modo de compor dos cancionistas, este artigo recorre a depoimentos de compositores que revelam, a partir de estratégias criativas bastante particulares, uma forte consciência da linguagem em que atuam. De fato, a prática de unir melodia e letra difere de maneira substancial das experiências musical e literária, quando consideradas isoladamente. Isso porque o encontro dos dois componentes gera melodias prosódicas (e não apenas musicais) que respondem, em boa parte, pela capacidade de persuasão da linguagem. Além disso, outras formas de compatibilidade entre melodia e letra (como a tematização e a passionalização) sustentam o sentido da canção, o que dispensa muitas vezes a necessidade de coerência verbal de suas letras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Tatit, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Linguística

    é professor titular do Departamento de Linguística da FFLCH-USP

Referências

BOTEZELLI, J. C. Pelão; PEREIRA, Arley. A Música Brasileira deste Século por Seus Autores e Intérpretes. São Paulo, Sesc, 2000.

BYRNE, David. Como Funciona a Música. Barueri, Amarilys, 2014.

CHEDIAK, Almir (org.). Songbook – Chico Buarque, vol. 4. Rio de Janeiro, Lumiar, 1999.

PALUMBO, Patrícia. Vozes do Brasil, vol. 1. São Paulo, DBA Artes Gráficas, 2002.

. Vozes do Brasil, vol. 2. São Paulo, DBA Artes Gráficas, 2007.

SIQUEIRA JÚNIOR, Carlos Leoni Rodrigues. Letra, Música e Outras Conversas. Rio de Janeiro, Gryphus, 1995.

SOARES, Maria Thereza Mello. São Ismael do Estácio: O Sambista que Foi Rei. Rio de Janeiro, Funarte,1985.

TATIT, Luiz. Estimar Canções: Estimativas Íntimas na Formação do Sentido. Cotia, Ateliê, 2016.

VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro, Jorge Zahar/Editora UFRJ, 1995.

WEINSCHELBAUM, Violeta. Estação Brasil – Conversas com Músicos Brasileiros. São Paulo, Editora 34, 2006.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Dossiê música popular brasileira na usp